Fórum de Esperantina será inaugurado dia 4 de janeiro e receberá nome de ‘Dr. Themístocles Sampaio’

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 20/11/2020 às 19h28
2471
Prédio do Fórum da Comarca de Esperantina (Foto: © Kléber Oliveira/RevistaAZ)

O Fórum da Comarca de Esperantina, construído no local onde funcionou o colégio David Caldas, na Praça Leônidas Melo, será inaugurado no dia 4 de janeiro de 2021 e receberá o nome do saudoso Themístocles Sampaio Pereira. A decisão do nome do prédio foi publicada no diário eletrônico do TJ-PI e assinada pelo Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Conforme a portaria, o Desembargador Sebastião Ribeiro Martins nomeia:

  • O prédio do Fórum com o nome “Fórum Dr. Themístocles Sampaio”;
  • O Juizado Especial Cível e Criminal com o nome “Dr. Édison Rebêlo de Carvalho”
  • O Auditório com o nome de “Cícero Medeiros de Barros”.
(Foto: © Kléber Oliveira/RevistaAZ)

O Desembargador considerou os vários pedidos de nomeação de patronos para o novo Fórum de Esperantina, todos com representatividade pelos relevantes serviços prestados no município e que o Dr. THEMÍSTICLES SAMPAIO, advogado e ex-Deputado Federal já falecido, pai do Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Deputado Themístocles Filho; o Dr. EDISON REBÊLO DE CARVALHO, avô do Promotor de Justiça e filho de Esperantina, Dr. Marques Neto; e o Dr. CÍCERO MEDEIROS BARROS, pai da Diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, e avô do Presidente da Subseção da OAB de Barras, Dr. Carlos Júnior; são cidadãos com estreitos laços e relevantes serviços prestados à cidade de Esperantina.

POLÊMICAS
Antiga fachada do colégio David Caldas (Foto: © Kléber Oliveira/RevistaAZ)

O prédio do Colégio David Caldas foi doado pela prefeitura de Esperantina, na gestão da prefeita Vilma Amorim (PT), que propôs em fevereiro de 2017, o Projeto de Lei nº 01/2017 para doar o terreno ao Poder Judiciário. A proposta foi duramente criticada pela sociedade esperantinense, mas também ganhou apoiadores.

Sessão extraordinária que ocorreu no dia 24/02/2017, onde aprovou a doação do prédio do David Caldas (Foto: © Kléber Oliveira/RevistaAZ)

O projeto foi aprovado no dia 24 de fevereiro de 2017 em sessão extraordinária realizada na Câmara de Vereadores, por 08 votos à 05.

Votaram a favor: Alcione Carvalho (PTB), Domingos Luiz (PRB), Denival Carvalho (PTB), Marcílio Farias (PT), Manoel Filho (PT), Leônidas Quaresma (PSDC), José Cláudio (PSB) e Bebé Vitória (PMDB).

Votaram contra: Júnior Rodrigues (PTC), Mauro André (PRTB), Castro (PMDB), Luis Dionísio (PMDB) e Tote Filho (PMDB).

>> CLIQUE AQUI E CONFIRA A COBERTURA DESSA SESSÃO, INCLUSIVE COM DISCURSOS EM ÁUDIO DOS VEREADORES E SOCIEDADE CIVIL


MATÉRIAS RELACIONADAS

Câmara aprova projeto que doa colégio David Caldas ao Poder Judiciário em Esperantina

Projeto que “doa” prédio do colégio David Caldas para Fórum será votado na sexta (24)



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.