Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Wellington estabelece meta de dobrar PIB do Piauí em quatro anos

Publicado em

Wellington estabelece meta de dobrar PIB do Piauí em quatro anosO governador Wellington Dias apresentou o Plano Plurianual de Governo Participativo (PPA) referente aos anos de 2016 a 2019, nesta terça-feira (28), em solenidade no Palácio de Karnak. Estiveram presentes secretários estaduais, deputados e representantes de entidades de classes. Na ocasião, foi debatido a construção participativa do plano plurianual referente aos anos de 2016 a 2019; com previsão para ser elaborado de maio a setembro de 2015.

A meta do Plano é a promoção do desenvolvimento econômico com equidade social, segurança e sustentabilidade. O plano prevê o planejamento estratégico participativo com enfoque territorial; dinamismo econômico, inclusão produtiva e sustentabilidade ambiental; a promoção da inclusão social, segurança e combate à pobreza e uma gestão eficiente com transparência na aplicação dos recursos. De acordo com a Lei Complementar nº 87, de 22 de agosto de 2007, o planejamento do Governo do Piauí deve ser participativo, amplo e representativo para a sociedade.

De acordo com o secretário do Planejamento, Antônio Neto, o plano visa definir os rumos do Piauí nos próximos quatro anos. “O planejamento é uma ferramenta importante para realizarmos uma boa gestão. Começa agora em maio e vai até outubro. Em novembro encaminharemos para a assembleia. O Estado tem poucos recursos, por isso precisamos priorizar a gestão. O PPA vai envolver todos os nossos gestores, inclusive qualificando-os”, esclareceu o secretário.

Antônio Neto defende que o planejamento deve ser feito com eficiência e de forma estruturada, dialogando com a sociedade e com eixos alinhados com o Governo Federal, para que haja consonância das ações. “Já estabelecemos o calendário de ações. Vamos fazer uma oficina em cada um dos eixos. Para que estejam alinhados com as ações do Estado. O Governo deve acompanhar e fazer a sua parte”, garante.

O plano tem como diretrizes a promoção do desenvolvimento humano com ênfase na educação, saúde e segurança; a diversificação do desenvolvimento econômico com inclusão social e sustentabilidade e a adoção de uma gestão eficiente com transparência e controle social para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

“Esse plano representa o esforço do Governo em realizar o seu planejamento estratégico com a anuência da população. Temos consciência da importância da participação social na tomada de decisões sobre os rumos do Estado, bem como para o controle social do uso de recursos e da eficiência da gestão pública”, pontua o governador.

Segundo Wellington, é importante que o Estado esteja preparado do ponto de vista legal e ter como meta deixar o legado de dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. Ajudar a melhorar a qualidade de vida do povo do Piauí. “Para executar esse plano, vamos precisar da participação das secretarias e da população. Temos que cuidar de mais de 3 milhões de pessoas do nosso Estado. Também é preciso fazer uma integração de esforços e inteligências entre o setor privado e o setor público. Para ajudar nisso, retomamos a Escola de Governo, para melhorar a capacidade técnica do poder público”, explicou.

O governador destaca que é desafiador fazer 224 municípios crescerem e que a prioridade é o desenvolvimento, a qualidade de vida e a redução das desigualdades. “Desejo morar num lugar desenvolvido. E esse lugar será o Piauí. Nós temos condições de fazer isso. Queremos andar sempre em passos mais acelerados. A prioridade é a segurança, saúde, educação e sustentabilidade”, conclui Dias.

A elaboração do PPA será em três etapas: com a realização de oficinas setoriais nos órgãos públicos; oficinas territoriais, para validar a produção das oficinas setoriais através da definição das prioridades propostas pelos territórios e a reunião das contribuições territoriais e construções dos órgãos públicos para a elaboração da versão final do documento, que será encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação. A população poderá interagir com o Governo do Estado enviando observações, contribuições e críticas para o blog do PPA.

*Ccom
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana