Conecte-se conosco

Notícias

Vaqueiros realizam protesto em favor da Vaquejada em Esperantina

Publicado em

protesto-vaqueiros-esperantina3

Vaqueiros percorreram diversas ruas e avenidas de Esperantina. Foto: Reprodução

Centenas de Vaqueiros e trabalhadores de vaquejadas protestam nesta quarta-feira (19) em Esperantina, contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode tornar a prática esportiva ilegal em todo o país.

A concentração aconteceu na Avenida Juarez Távora, no bairro Nova Esperança e reuniu diversos criadores de animais, empresários e simpatizantes da vaquejada, vaqueiros de Esperantina e regiões vizinhas, onde percorreram por várias ruas e avenidas da cidade em manifesto contra a proibição da prática que é comum na região nordeste.

manifesto-vaquejada-esperantina

O manifesto reuniu vaqueiros de toda região. Foto: Chico Museu

Na manhã de ontem, terça-feira (18), a Assembleia Legislativa do Piauí começou a apreciar um Projeto de Lei de autoria do deputado Estadual João Mádison (PMDB), que regulamenta a vaquejada como atividade desportiva e cultural do Piauí.

A vaquejada é uma tradição cultural nordestina na qual um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros montados a cavalo tentam derrubá-lo dentro de uma área estabelecida e marcada por cal. Segundo as regras do esporte, a derrubada só é considerada válida se o boi cair, ficar com as 4 patas para cima e se estiver na área delimitada. Dependendo do local da queda, pontos são somados ou não a dupla.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana