Conecte-se conosco

Notícias

Tv Clube vem em Esperantina e flagra alunos assistindo aula em situação bastante precária

Publicado em

ESPERANTINA, Piauí – A repórter Neyara Pinheiro, da TV Clube, esteve na manhã desta segunda-feira, 29, na cidade de Esperantina, onde se dirigiu com sua equipe de reportagem para a localidade Lagoa dos Macacos, zona rural do município, verificar o caso dos alunos da Escola Municipal Francisco Simplício do Vale, após denúncia veiculada no Portal RevistaAz, onde os alunos da referida escola estavam assistindo aulas em uma sala dentro de um posto de saúde em situação precária. A reportagem da RevistaAz acompanhou todo o percurso.

Ao chegar à escola, que fica a cerca de 10Km da sede do município, a reportagem da emissora flagrou e constatou a irregularidade. Cerca de 20 minutos depois, uma equipe de assessores da prefeitura de Esperantina chegaram à escola para explicar o fato à repórter.

O ex-diretor da escola, o professor Chico Lagoa, explicou que o fato daquela escola não ter sido reformada na gestão do ex-prefeito Francisco Antônio, pelo fato daquela área ser pertencente ao INCRA, pois a comunidade é um assentamento. De acordo com o professor, que na época era diretor da escola, tinha feito em 2009, um pedido junto à prefeitura para que reformasse o prédio, mas devido a burocracia, o pedido não foi atendido.

O Procurador Geral do município, o Dr. Evandro Vieira, disse à repórter que não tinha lógica essa burocracia do INCRA com a prefeitura e que a antiga gestão não reformou por acomodação e deixou-a sucateada, assim como outras obras do município. Evandro relatou também que esteve recentemente em Parnaíba, a pedido da polícia federal, para entregar uma lista de pelo menos 36 diretores da gestão petista de 2009 a 2012, onde supostamente um recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que seria destinado à restauração de unidades escolares e ao restabelecimento das atividades pedagógicas nessas escolas, com a aquisição de bens e materiais e da contratação de serviços. Para a Polícia Federal, segundo informou o Procurador, esse recurso sofreu algum tipo de desvio, mas ainda continua em processo de investigação.

Já outro assessor da prefeitura, o senhor Hernani Bruno, declarou que o prefeito não  que tinha conhecimento dessa burocracia com o INCRA e da área do assentamento e afirmou que o prefeito está fazendo de tudo para reformar a referida escola, pois já tinha conhecimento do caso. O referido assessor explicou que a maioria das escolas do município foi deixada pela gestão anterior com algum tipo de problema, em alguns casos, reformas inacabadas e salas de aulas em situação precária.

O chefe de gabinete Chaguinha Magalhães explicou que o município encontra-se em situação de emergência e que também está no CAUC, uma espécie de Serasa, impedindo que a prefeitura faça qualquer tipo de convenio.

            

Após a presença da reportagem da Tv Clube, a prefeitura enviou uma equipe de pessoas para reformar a sala de aula da escola.

A repórter Neyara Pinheiro visitou outras escolas do município, onde também foram constatadas várias irregularidades, como foi o caso da escola do Bairro Canto da Velha, na periferia da cidade, onde algumas salas de aula não tem energia elétrica, não tem portas e janelas e alunos que estão assistindo aula dentro da cantina. Segundo o assessor da prefeitura Chico Menezes, essa foi mais uma obra inacabada deixada pela gestão passada. Chico Meneses disse que a atual gestão recebeu algumas escolas com vários problemas, como falta de água, energia e com péssima estrutura para receber os alunos.

Publicidade
2 Comentários

1 Comentário

  1. ricardo

    29 de abril de 2013 a 17:50

    Parabéns amigo kléber pela reportagem..

  2. Apolonio

    30 de abril de 2013 a 00:34

    Quero ver como irão pagar esse reforma? quem ganhou a licitação, ha nao precisa ta em emergencia. Se o PT deixou tudo acabado e endividado, ja tá mais que na hora desse governo dizer a que veio. Honrar os 8 mil votos. Agora uma prova de que esse governo parece nao ter comando é que vários deram uuma versao pra essa situação, mas o prefeito ou a secretaria de educação nada falaram. Parabens Kleber.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana