Conecte-se conosco

Eleições 2012

Tudo pronto para o dia “D” das eleições 2012 em Esperantina

Publicado em

Cerca de 28.653 eleitores, 51  locais de votação, 120 urnas, mais de 100 mil policiais entre civis, federais e militares e mais de 100 denúncias de irregularidades eleitorais: esses são os números do período eleitoral do pleito de 2012 em Esperantina.

A Justiça Eleitoral que atende os municípios de Esperantina e Morro do Chapéu do Piauí e tem como frente o Juiz Dr. Marcus Klinger está atenta aos concorrentes que descumprirem as regras eleitorais, como a realização de boca de urna. Para tanto, o policiamento já está reforçado por todo o município, inclusive na zona rural, é o caso do povoado Lagoa Seca, maior povoado do município.

“Os eleitores tem o direito de usar camisas dos candidatos, desde que seja independente da campanha”, explicou o Juiz da 41ª Zona Eleitoral de Esperantina, o Dr; Marcus Klinger. Mas ele alerta: camisas distribuídas pelo candidato caracterizam abuso do poder econômico e o candidato pode, sim, ser denunciado por prática de propaganda indevida.

Também estão permitidos uso de broches, adesivos, bandeiras desde que seja de maneira silenciosa, sem que tente persuadir os eleitores. “O eleitor pode comparecer a sessão eleitoral portando bandeira e adesivos”, disse o promotor Sergio Reis Coelho.

Em caso de abordagem a menos de 100 metros de uma sessão eleitoral, é caracterizada por boca de urna, e o “boqueiro” pode ser preso em flagrante.

No caso dos candidatos, carros de som poderão circular até às 22h de sábado (06). Os estabelecimentos como bares e restaurantes tem que ser fechados a partir das 23hs. “Se algum estabelecimento for pego vendendo, será configurado crime de desobediência e o estabelecimento será fechado”, afirmou o promotor.

DETALHES DE UM PLEITO:

Lei Seca – O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí deixou a cargo o juiz eleitoral Marcus Klinger a decisão sobre a comercialização de bebidas alcoólicas. Ficam proibidos o consumo e comércio na zona urbana e rural de Esperantina, entre as 23h e 05h. Os estabelecimentos que descumprirem ficam sujeitos ao fechamento e pagamento de multa.

Tecnologia – As urnas eletrônicas ainda possuem outra novidade: os votos agora serão armazenados em uma nova mídia de resultado, que é um pen drive, desenvolvido especialmente para as eleições, e não mais no velho e antigo disquete. 

Mesários – Casos os mesário convocados faltem, o responsável pela sessão eleitoral tem a autorização de convocar qualquer eleitor que estiver na fila para substituição. Se o eleitor recusar, será registrado em ata o nome e os dados para comunicação ao juiz, podendo resultar em um procedimento de penalização, pagamento de multa.

Inclusão – Cumprindo adequação das urnas eletrônicas, para facilitar o uso por deficientes, os equipamentos que já possuem teclado em braile, a partir deste ano terão saída para fones de ouvido para atender aos deficientes visuais. Também a partir deste pleito os votos serão armazenados em um pen drive, desenvolvido especialmente para as eleições.

Justificativa de ausência – Quem não votar, este ano, o prazo para as justificativas é o dia 06 de dezembro. Quem não votar no primeiro turno fica liberado para votar no segundo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana