Conecte-se conosco

Política

TSE poderá determinar eleições indiretas para o município de Esperantina

Publicado em

Conforme a decisão ser tomada nos próximos dias pelos ministros do TSE em Brasília no CASO ESPERANTINA, que entre elas, contra o atual prefeito municipal de Esperantina, Francisco Antônio (PT), o TSE poderá determinar eleições suplementares  no município de Esperantina, como fez em dois municípios do Piauí, Eliseu Martins e Colônia do Gurguéia, que tiveram eleições suplementares no mês de janeiro deste ano.

A organização das eleições suplementares é dever do Tribunal Regional Estado após a notificação do TSE. Elas estão previstas nos artigos 187, 201 e 212 do Código Eleitoral e são caracterizadas pela renovação das eleições apenas em algumas seções eleitorais, define o TSE.

Indiretas

Numa determinação do TSE, o município de Esperantina poderá ter eleição suplementar indireta, a população de Esperantina não possuirá direito ao voto. Os representantes são escolhidos em um colégio eleitoral pela Câmara de Vereadores, para a escolha do novo prefeito e vice-prefeito de Esperantina.

Possibilidades 

Mas, o CASO ESPERANTINA é diferentemente dos outros municípios citados. Há três hipóteses para o desfecho do caso de Esperantina. A primeira seria com a confirmação da cassação do prefeito Francisco Antônio e do ex-prefeito Felipe Santolia, o que resultaria em novas eleições, com o presidente da Câmara – Jânio Aguiar (PSB) reassumindo a prefeitura novamente até a realização de novas eleições.

Na segunda hipótese, em se confirmando a cassação do atual prefeito Francisco Antônio e sendo o ex-prefeito absolvido, Felipe Santolia assumiria na qualidade de segundo colocado nas eleições de 2008 os destinos da cidade até o término do mandato em 31 de dezembro deste ano.

E, numa terceira e última hipótese, sendo o atual prefeito Francisco Antônio absolvido, este encerraria o seu mandato até o dia 31 de dezembro de 2012.

Chico Antônio

Em entrevista a uma emissora de rádio local, o prefeito Chico Antônio se mostrou confiante e de cabeça erguida com relação ao seu julgamento no Tribunal Superior Eleitoral em Brasilia. Em suas palavras, o prefeito disse que  sua administração está trabalhando muito em prol da comunidade esperantinense e citou algumas obras que sua administração realizou ao longo desses 3 anos de gestão.

Durante a entrevista, o prefeito chegou a seu discurso, o petista chegou a exclamar que estava vivendo um verdadeiro calvário em sua vida em relação ao processo no qual está sendo julgado no TSE em Brasília. O prefeito também repudiou o bombardeio de críticas vindas da oposição e pediu para os esperantinenses terem calma, até o desfecho do processo.

Ficha Limpa

O prefeito Chico Antônio está com 3×2 contra sua pessoa no TSE e conforme o desfecho do caso e os ministros julgarem procedente sua cassação, o petista será enquadrado na Lei da Ficha Limpa, impossibilitando-o de ser candidato nas próximas eleições em Esperantina. O mesmo peso cai também no ex-prefeito Felipe Santolia, por participar do processo no TSE e por ter várias contas de gestão rejeitadas e desaprovadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana