TSE adia julgamento sobre eleições em Batalha

03/05/2013 às 08h54
0

TSE adia julgamento sobre eleições em BatalhaO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou o julgamento do recurso interposto pela prefeita eleita em Batalha, Teresinha Lages (PSB). A sessão, na noite desta quinta-feira (2), foi suspensa após pedido de vistas.

A prefeita teve seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí, em dezembro do ano passado. Foi o primeiro caso referente às eleições 2012.

A Corte entendeu que a candidata não se desincompatibilizou de um cargo comissionado que exercia na Assembleia Legislativa do estado. Em seu lugar, assumiu o presidente da Câmara Municipal de Batalha, vereador Clayson Amaral (PSB). O TRE-PI também havia decidido pela realização de novo pleito no município.

A ação que resultou na cassação do registro foi movida pela coligação “Batalha para Todos”, encabeçada por Amaro Melo (PTB), segundo colocado nas eleições de outubro do ano passado.

O processo entrou na pauta de julgamentos do TSE nesta quinta, mas a ministra Luciana Lóssio pediu vistas, para avaliar melhor a situação. Dois ministros votaram favoravelmente à posse de Teresinha no cargo, entre eles a relatora do processo, ministra Laurita Vaz.

Caso o TSE mantenha a cassação, deverá decidir se o município passará por novas eleições ou se Amaro Melo assumirá o posto.

Teresinha entrou na disputa eleitoral um dia antes do pleito, em substituição ao esposo, Antônio Lages (PSB), que teve o registro cancelado pela Justiça Eleitoral em razão de um débito de natureza fiscal no valor de pouco mais de R$ 169 mil. Ela foi eleita com 8078 votos (58,32% dos votos válidos do município).

*Com informações do portalodia


Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.