Conecte-se conosco

Últimas Notícias

TJ-PIAUÍ oferece 9% de reajuste e põe fim a greve dos servidores

Publicado em

Grevistas queriam além do reajuste de 10%, auxílio saúde e a abertura de edital para concursos. Atualmente o judiciário estadual tem um déficit de 1350 vagas

content_content_DSC_0030O corregedor Sebastião Ribeiro Martins, intermediou o encontro entre os representantes do sindicato dos servidores do judiciário estadual e o Tribunal de Justiça do Piauí, onde fixaram um reajuste de 9% para a classe, pondo fim na greve que já durava duas semanas.

De acordo com o corregedor, o valor acordado entre as partes foi satisfatório e estava dentro da margem de gastos que o TJ pode pagar para assim não comprometer o orçamento.

“Intermedeie o acordo, dentro da minha sala e fiquei satisfeito com o resultado. Essa era a última proposta que o Tribunal estava disposto a fazer e apresentou os 8%. Eles queriam 10%, então decidimos fechar nos 9%. Foi um valor satisfatório para as duas partes”, ressaltou.

Sebastião Ribeiro Martins disse ainda que esteve na companhia da juíza auxiliar da presidência do TJ-PI, Dra. Melissa Pessoa. “Tomamos a liberdade de definir os acordos e agora iremos formalizar para que os servidores retomem suas atividades ainda nesta quarta-feira (04)”, finalizou.

Com o reajuste que foi aprovado tanto para servidores efetivos quanto para os comissionados, o TJ terá um impacto na folha de pouco mais de R$ 2 milhões anuais. Na manhã desta quinta-feira, acontecerá uma assembleia em frente ao Fórum cível e criminal, onde o sindicato irá comunicar aos demais servidores o desfecho das negociações.

ENTENDA O MOVIMENTO GREVISTA

Servidores efetivos do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), iniciaram há duas semanas uma greve em todo o Estado, onde pediam reajuste no valor de 10%. Segundo a categoria, o valor havia sido acordado e aprovado no orçamento de 2015, mas apenas os servidores comissionados haviam sido agraciados.

Desde o início da greve diariamente cerca de 60 audiências deixaram de ser realizadas, apenas em Teresina. A adesão ao movimento grevista se deu de Parnaíba à Cristalândia.

Os grevistas reivindicavam além do reajuste de 10%, um auxílio saúde e a abertura de edital para concursos. Atualmente o judiciário estadual tem um déficit de 1350 vagas. Na última quinta-feira (26/02), o TJ havia apresentado uma proposta de reajuste no valor de 7%, que logo foi descartada.

Os trabalhos devem voltar ao normal na manhã desta quarta-feira em todo o Estado. Com a normalização dos serviços, a Semana de Conciliação deverá ocorrer normalmente no Piauí. O projeto faz parte da programação que deverá ser realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação acontece ao mesmo tempo em todo o País. O Piauí era o único Estado que estava ameaçado.

*Com informações do Oolho
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana