Conecte-se conosco

Notícias

Temporada de festivais juninos começa no município de Esperantina

Publicado em

Em Esperantina, aos poucos, vai começando a respirar o clima junino, que toma conta do município neste inicio do mês de junho, a temporada de festivais de quadrilhas juninas começa nesta quarta-feira (01) e já se vê a mobilização em vários bairros da zona urbana e localidades da zona rural do município. São Escolas, organizações, grupos de jovens, associações e várias entidades já estão com seus grupos folclóricos formados.

Paralelamente, aguarda-se a divulgação das atrações da tradicional festa junina em Esperantina, a prefeitura através da secretaria de Cultura do município deve estar, ou não, preparando o calendário de desfiles das tradicionais quadrilhas em um grande festival regional.

Extinção de grupos juninos

 

O RevistaAz tomou conhecimento de que alguns grupos juninos da cidade de Esperantina que estariam com suas finanças abaixo do normal e poderiam não estar neste ano fazendo suas apresentações pela região. A situação continua crítica, haja vista que, ainda não houve colaboração da prefeitura municipal que apoiava em anos anteriores, os referidos quadrilheiros. No entanto, foi descartada a hipótese de que haveria a extinção dos grupos juninos, é o que relata um dos representantes de uma determinada quadrilha de grande porte da cidade.

Já na zona rural, é o exemplo da região de Lagoa Seca, no ano de 2010, a prefeitura não realizou festival junino e as escolas da região tiveram que ‘se virar’ para realizar por conta própria seus eventos. Já as tradicionais (Quadrilhas), é o mesmo caso da falta de apoio da prefeitura que veio a extinção da tradicional quadrilha junina – Arraiá da Juventude – da comunidade Vassouras. No entanto, as escolas do ensino médio, fundamental e infantil estão, mesmo com pouca estrutura, organizando seus eventos comemorativos ao mês junino.

Constrangimento

 

Um fato curioso e ao mesmo tempo intrigante, algumas lojas que vendem artigos de tecidos e malhas que neste mês, aumentam seus estoques, visando a compra vinda dos quadrilheiros da região. Mas, o que vem causado constrangimento é o fato DELAS, as lojas, estarem se recusando vender os tecidos “FIADO” para os grupos de quadrilhas, o RevistaAz detectou em uma determinada loja com uma faixa bem visível contendo a seguinte frase: “NÃO VENDEMOS FIADO PARA QUADRILHA”  fato constrangedor, pois boa parte das quadrilhas compravam seus tecidos fiados, ou parte fiado, para pagar quando os mesmo arrecadassem dinheiro no período junino.

Comércio

 

As festas juninas já estão aquecendo as vendas das lojas de diversos segmentos, como roupas e artigos populares típicos para festividade. Os comerciantes estão otimistas em relação à data, que movimenta as lojas nos meses de junho e junho.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana