Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Técnica inovadora chamou a atenção dos visitantes no Festival do Peixe

Publicado em

sisteminha

Uma técnica inovadora para produção sustentável e integrada de alimentos chamou a atenção dos visitantes do Festival do Peixe realizado entre os dias 16 à 19 de julho em Esperantina. Muitos produtores da agricultura familiar se interessaram pela técnica e já cogitam investir na atividade.

O Sistema Integrado para Produção de Alimentos, “Sisteminha”, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, atende centenas de famílias no Piauí e no Maranhão.

Em Esperantina, essa técnica inovadora beneficia vinte famílias, mas a ideia é que até o final deste ano, esse número possa aumentar para pelo menos uma centena de famílias que adotaram esse sistema de produção.

O “Sisteminha” consiste na construção de tanques de criação de peixes com materiais simples, como talo de coco, papelão, lona, garrafas pet e palha. A água dos tanques é usada para irrigar os produtos da agricultura familiar, cultivados nas pequenas propriedades onde estão instalados.

Uma grande vantagem dessa tecnologia é que ela garante o aumento de renda para as famílias, não por conta da comercialização do que é produzido, mas pelo fato de que estarão economizando, quando deixam de comprar certos produtos no mercado local, a custos mais elevados do que os que são gerados no sistema.

O Festival do Peixe foi uma realização da Prefeitura Municipal de Esperantina e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; com o apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, SDR; Secretaria Estadual de Turismo, Setur; Fundação Cultural do Piauí, Fundac; e Caixa Econômica Federal.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana