Conecte-se conosco

Esperantina - PI

Secretaria de Justiça abre curso profissionalizante para detentos na Penitenciária de Esperantina

Publicado em

O Secretario de Justiça do Piauí (Sejus), Daniel Oliveira, entre outras autoridades municipais participaram na tarde desta quarta-feira (03/02) da abertura da aula inaugural do curso de Horticultor Orgânico para detentos na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo em Esperantina.

O curso de Horticultor Orgânico, ofertado pelo Pronatec, que vai beneficiar 20 reeducandos. Na solenidade foi assinado um termo para execução do projeto Registrar, com comprometimento da Prefeitura de Esperantina, para emissão de documentação gratuita aos detentos.

A solenidade contou também com o Diretor de Humanização da Secretaria de Justiça, Chico Antônio, Cleonice Carvalho, Vilma Amorim, o Padre Evandro Alves da Silva, do Promotor de Justiça, Dr. José Sérvio de Deus, o diretor do presidio, Agnaldo Lima Matos, além da Defensora Publica, Dra. Gisele Mendes Lopes e do Pastor da Igreja Assembleia de Deus Madureira, Regisson Moraes. O presidente da Câmara de Vereadores Tote Aristide e o Delegado Igor Gadelha também participaram do evento.

Em sua fala, o Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, destacou o compromisso do Governo do Estado em investir em ressocialização como uma das formas de afastar as pessoas privadas de liberdade da criminalidade, criando meios para uma reintegração social adequada. “Nossa ideia é aproximar e tratar qualquer detendo como um ser humano para serem pessoas melhores. Para uma política de segurança, basta investir na educação”, destacou.

O Diretor de Humanização da Secretaria de Justiça, Francisco Antônio, parabenizou o trabalho desenvolvido na Penitenciária pelos funcionários, entre eles destacou o diretor do presídio Agnaldo Lima. Francisco Antônio disse que a humanização deveria ser o tema principal para as pessoas reclusas em qualquer unidade prisional. “Esse curso vai oferecer não só humanização, mas uma alternativa para a reintegração dessas pessoas na sociedade”, enfatizou.

O detento Francisco das Chagas Gomes, usou a fala para representar o sentimento dos colegas reclusos que participavam da solenidade. Francisco agradeceu a Secretaria de Justiça pela oportunidade oferecida através do curso profissionalizante. “Estamos recolhidos, mas com esse curso, vamos aprender e nos profissionalizar e sair daqui com um diploma”, disse.

De acordo com Daniel Oliveira, cerca de 1.300 pessoas trabalham em atividades internas nas penitenciárias do Piauí. Construção Civil, Corte e Costura e Embelezamento são alguns dos cursos realizados nos presídios por meio de parceria com a Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo.

Nas penitenciárias, são executados o Pronatec Prisional e o Pronatec Justiça, com mais de 50 cursos de capacitação que contemplam detentos, ex-detentos e seus familiares, beneficiados com medidas alternativas à prisão e servidores e seus familiares.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana