Conecte-se conosco

Notícias

São João do Arraial recebe certificado do Unicef por se destacar na alfabetização de crianças

Publicado em

O município de São João do Arraial, único do Território dos Cocais, foi destaque este ano de 2013 na alfabetização de crianças na idade certa e recebeu o certificado do Unicef. A entrega da certificação aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), no município de Buriti dos Montes, e teve o apoio do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Probem.

O momento fez parte de uma das ações do Programa Palavra de Criança, que visa a alfabetização na idade certa.

D

A solenidade aconteceu no Auditório João dos Montes, no complexo da prefeitura municipal daquele município. Além da São João do Arraial, foram certificados os municípios de Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí e Castelo do Piauí.

Esteve presente no evento, o Prefeito de São João do Arraial Adriano Ramos (PT), a secretaria de educação Maria Barros, coordenadores, professores e alunos do município, participaram da solenidade de entrega dos certificados.

Para Adriano Ramos, prefeito municipal, se sentiu muito satisfeito por receber a certificação o Unicef. “São João do Arraial conseguiu atingiu a meta proposta pelo programa “Palavra da Criança”, alfabetizando bem mais da metade das crianças do 3º ano. Mas, o mérito é todos os professores, coordenadores, assim como a professora Neuma que desenvolveu um bom trabalho na coordenação do Programa em nosso município e também diretores e a secretária de educação Maria Barros. Estamos de parabéns”, destacou o gestor.

O “Palavra de Criança” é um programa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, que visa contribuir para a melhoria da gestão da educação nos municípios brasileiros com a finalidade de garantir a alfabetização das crianças na idade certa e tem como foco a criança do ciclo de alfabetização e pretende ao final do terceiro ano de escolaridade, dotar o educando de habilidades que o faça não só um leitor fluente, mas também usuário da escrita, capaz de produzir textos compreensíveis.

Durante a solenidade foi apresentada a peça teatral “Palavra de Criança”, que retrata a história real da menina Keliane de Maranguape (CE), que escreveu uma carta às autoridades do estado solicitando melhorias na educação. De onde surgiu o apoio do Unicef ao projeto Palavra Criança. A peça foi encenada pelo grupo de crianças das escolas municipais do Município de Buriti dos Montes.

Após a apresentação foram lidas as cartas de vários alunos que representaram os municípios que foram certificados, onde os alunos agradeciam o desenvolvimento do projeto em suas cidades e ainda sugeriam melhorias para os mesmos.

[nggallery id=136]

De acordo com o representante do Unicef no Piauí, Rui Aguiar, a alfabetização dessas crianças na idade certa é uma grande vitória. “Em apenas um ano tivemos um excelente resultado. Agora em 2013, 180 municípios aderiram ao programa. Pretendemos conseguir a adesão dos 224 municípios em 2014”, disse Rui.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana