Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Rebanho do Piauí faz exame sorológico para se livrar da aftosa

Publicado em

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) começa, na próxima semana, a coleta de sangue de cerca de 6 mil animais de 268 propriedades do Estado, trabalho que será desenvolvido paralelamente à campanha de vacinação contra a febre aftosa. O sangue colhido será encaminhado para o laboratório que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mantém em Recife, Pernambuco.

O exame soroepidemiológico é o que vai garantir se o Piauí pode ou não ser elevado à condição de área livre da febre aftosa com vacinação. “Nós não temos dúvidas de que vamos avançar ainda mais nas duas campanhas deste ano”, diz José Antônio Filho, diretor geral da Adapi.

Para José Antônio, a campanha de vacinação contra a febre aftosa, aberta no dia 6 de junho pelo governador Wilson Martins, transcorre sem maiores dificuldades. “As vacinas estão bastante procuradas e isto é um sinal positivo, sinal de que os criadores piauienses estão conscientes da importância da vacinação”.

No ano passado, foram vacinadas mais de 1,7 milhão de cabeças de gado em todo o Estado, o que corresponde a 97,47% do rebanho. “Em todas as campanhas o índice é crescente e nossa expectativa é de que o fato se repita”, acrescenta o diretor da Adapi.

Ele acrescenta que a decisão do Governo em subsidiar o preço do milho para a região castigada pela seca tem refletido de maneira positiva para a campanha de vacinação. Com o milho mais barato, o criador deixa de mandar seus rebanhos para pastos no Maranhão.

A vacinação contra a aftosa prossegue até o próximo dia 30, mas o criador tem até o dia 15 de julho para comprovar a vacinação junto aos escritórios da Adapi. A segunda etapa será realizada em novembro.

CCOM
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana