Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Professores da Ufpi podem começar greve no dia 30

Publicado em

Os professores da Universidade Federal do Piauí decidem nesta terça-feira (15) se decretam greve por tempo indeterminado. A decisão será tomada em assembléia geral da categoria, que deve acontecer em todos os campi da Ufpi, a partir das 16 horas. A previsão é de que os docentes iniciem o movimento grevista no dia 30 de maio.

Algumas das reivindicações da categoria já foram atendidas pelo Governo Federal, que editou nesta segunda-feira (14) Medida Provisória garantindo o reajuste salarial de 4% e a incorporação da Gemas (Gratificação do Magistério do Ensino Superior) e da Gebtt (Gratificação do Ensino Básico Técnico Tecnológico) ao vencimento básico. Mas, os professores reclamam que o documento não contempla a reestruturação da carreira docente.

“Ao editar a Medida Provisória às vésperas da deflagração da greve, o governo pretende desmobilizar os docentes e enfraquecer nosso movimento”, disse Mário Ângelo, presidente da Adufpi (Associação dos Docentes da Ufpi). Ele acrescenta: “Queremos a reestruturação de nossa carreira e a valorização de nosso trabalho”.

Os professores cobram a unificação das carreiras com incorporação das gratificações em 13 níveis, variação de 5% entre níveis a partir do piso de R$ 2.329,35, e percentuais de aumento relativos à titulação e ao regime de trabalho.

A categoria cobra, ainda, reajuste salarial referente a 2012. “O texto da MP corresponde apenas a um acordo assinado em 2011. Para 2012, não temos qualquer aumento e a perspectiva é que não tenhamos nada em 2013, caso não nos mobilizemos, pois a Lei de Diretrizes Orçamentárias construída pelo governo não prevê aumento nas despesas com pessoal”, afirma Mário Ângelo.

Segundo a Adufpi, o governo propõe ainda, por meio do Projeto de Lei 2203/11, retirar a insalubridade do salário dos professores. Ou seja, grande parte da categoria pode ter prejuízos nos seus salários.

PortalOdia
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana