Conecte-se conosco

Esperantina - PI

Produção de silagem em Esperantina vem mudando a vida de agricultores

Publicado em

“Uma maneira de aproveitar melhor o pasto de uma propriedade, é a produzir silagem para servir os animais como suplemento alimentar”, foi o que disse o produtor rural conhecido como Washington. A técnica da produção de silagem em Esperantina que é uma parceria entre a prefeitura de Esperantina e a AOVICAPRE, que vem sendo utilizada desde março de 2009, vem mudando a vida de pequenos e médios produtores rurais do município. Na técnica utilizada,  o pasto verde que sobra do inverno se transforma em ração para o período de estiagem e na “seca verde”, fenômeno que acontece entre os períodos de maio a dezembro no território dos cocais.

Essa técnica de produção de ração para animais está proporcionando mais tranquilidade aos produtores rurais de Esperantina. A produção da Silagem é capaz de produzir, de uma só vez, 40 a 50 toneladas de ração para ovinos, caprinos e bovinos que podem ser utilizadas por até cinco anos é o que acontece na comunidade Várzea das Quedas, na zona rural de Esperantina entre outras comunidades.

Por sua vez, na referida comunidade, a silagem é produzida através da trituração da cana-de-açúcar e o milho, além de alguns tipos de capins que em junção, são armazenados para fermentação e aumento de volume e depois de alguns meses poderá ser servida para os animais.

É importante destacar que a técnica da silagem rendeu o prêmio Sebrae prefeito empreendedor ao prefeito Chico Antonio.

A silagem é um alimento saudável e de fácil produção e manuseio para os animais para ser armazenado e consumido em época de escassez de alimentos. Segundo o Sr. Nonato, gerente do Banco do Nordeste, existe financiamento disponível na Agência de Esperantina do Banco do Nordeste para esta atividade. Nesse momento de seca, de escassez de água e pasto é importante o homem e a mulher do campo se preocupar com a alimentar dos seus animais e procurar orientação e o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural para receber treinamento para produção de silagem.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana