Piauiense é nomeado para chefiar Secretaria de Investimentos criada no Governo Michel Temer

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 30/05/2016 às 15h51
3

Nesta segunda-feira (30), o ex-ministro piauiense Moreira Franco foi nomeado para chefiar a Secretaria-Executiva do Programa de Parcerias de Investimentos, criada pelo presidente em exercício, Michel Temer e que vai cuidar das concessões e dos investimentos de infraestrutura do Governo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30).

moreira-franco-360947

Moreira Franco foi ministro das secretarias de Aviação e de Assuntos Estratégicos no Governo da presidente afastada, Dilma Rousseff. Além disso, Franco é um dos principais aliados de Michel Temer, ele participou das articulações para montar o primeiro escalão do Governo de Temer. O ex-ministro já estava atuando na secretaria mesmo antes de ser nomeado.

O PPI foi criado por meio de medida provisória e vai servir para a “ampliação e fortalecimento da interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria para a execução de empreendimentos públicos de infraestrutura e de outras medidas de desestatização”.

O objetivo da PPI é a ampliação de oportunidades de investimentos e emprego em todo o país. Além disso, estimular o desenvolvimento tecnológico e a expansão da infraestrutura pública, onde as tarifas e preços serão adequados.

Segundo o jornalista Feitosa Costa, o também piauiense Henrique Pires deve ocupar a segunda posição mais importante na Secretaria-Executiva do Programa de Parcerias de Investimentos.

Perfil

Piauiense de Teresina, Moreira Franco, mudou-se ainda jovem com a família para o Rio de Janeiro. Aos 15 anos, sob o regime democrático do governo Juscelino Kubitschek (1956-61), iniciou-se na política estudantil secundarista.

Em 1964, ingressou na Faculdade de Ciências Econômicas da antiga Universidade do Brasil, atual UFRJ. Três anos depois transferiu-se para o curso de sociologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Depois de concluir o curso de sociologia, Moreira Franco casou-se em 1969 com Celina Vargas do Amaral Peixoto, também socióloga e filha única do senador Ernani do Amaral Peixoto e de Alzira Vargas. Teve três filhos deste casamento com a neta de Getúlio Vargas.

Fonte: Gp1



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.