Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Piauí ganha reconhecimento de área livre de aftosa

Publicado

em

Piauí ganha reconhecimento de área livre de aftosaO Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciou, nesse domingo (18), que o Piauí e mais sete estados são zonas livres da febre aftosa. A declaração já era esperada pelo Governo do Estado depois de mais uma campanha com índices de vacinação acima da média nacional. O Piauí possui um rebanho de 1,7 milhão de cabeças de gado. Nas últimas dez campanhas, os índices alcançados têm sido superior a 90% de cobertura.

Com a inclusão do Piauí, Ceará, Maranhão, Norte do Pará, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, quase todo o rebanho bovino do Brasil está em zonas livres da doença, o que corresponde a 205 milhões de cabeças, aproximadamente 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos.

O governador Wilson Martins falou com empolgação sobre o anúncio do MAPA, e explicou que essa é uma grande vitória do Piauí. “Quando se trabalha com seriedade e dedicação é de se esperar grandes resultados. É importante a gente lembrar a luta que foi conseguir mudar a pecuária do Piauí, do trabalho em parceria com os criadores, por isso temos que valorizar cada profissional que participou dessa empreitada, afinal o Estado tem feito, desde 2005, um esforço grande para se livrar dessa pecha horrorosa, hoje todos estão de parabéns”.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em outubro será enviado um pleito à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) solicitando que a zona envolvendo esses estados também seja reconhecida internacionalmente como livre da doença. A expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio de 2014. “Quando esses estados forem certificados pela OIE, 78% do território nacional será reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa, diminuindo as restrições de trânsito interno e possibilitando a abertura de vários mercados ainda inacessíveis para os produtos dessa zona”, disse o ministro Antônio Andrade .

Até a divulgação dada pelo ministro, a A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) exerceu um dos mais importantes papéis na luta pela mudança de patamar do rebanho bovino. O gado antes desvalorizado, hoje tem valor e qualidade. A Adapi é uma das agências mais completas do Brasil com um índice de cobertura de aproximadamente 90% do Piauí, com 35 unidades de sanidade animal e vegetal e 177 escritórios de atendimento. “Podemos nos orgulhar de ter uma agência tão estruturada e de ter um quadro de servidores excepcional. Hoje, a Adapi é um modelo copiado em outros estados, os resultados provam que o sistema funciona, e funciona bem”, lembra o governador do Estado, Wilson Martins.

O diretor da Adapi, José Antônio Filho, explicou que foi preciso mudar a cultura de muitos produtores rurais para que os êxitos aparecessem. “Nossa luta é diária, começamos com uma proposta de mudar a realidade da pecuária e da agricultura piauiense. Foi um desafio, quando a agência foi criada todos os dados de propriedades rurais eram ultrapassados. Hoje, temos o controle de cada propriedade do Piauí”, finaliza.

*Governo do Estado
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana