Conecte-se conosco

Notícias

Piauí avança no desafio da universalização do ensino médio

Publicado em

A emenda constitucional 59, aprovada em setembro de 2009, determina a obrigatoriedade da freqüência escolar dos 4 aos 17 anos a partir de 2016. Os estados tendem a desenvolver estratégias para a universalização do ensino e tornar a educação a nível médio ao alcance de todos os brasileiros.

  • – No Brasil, 18% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola
  • – Entre os jovens de 18 a 24, 68% não estudam
  • – Apenas 48% dos jovens de 15 a 17 anos estão no ensino médio
  • – Dos 3,6 milhões de jovens que se matriculam na 1ª série do Ensino Médio, apenas 1,8 milhão concluem
  • – Entre os adolescentes de 15 a 17 anos de famílias pobres, 25% não frequentavam a escola em 2007, contra apenas 4% dos jovens de famílias não pobres. Fonte: “A Crise de Audiência no Ensino Médio”

O Piauí tem conquistado avanços importantes na área educacional nos últimos anos. Alunos evadidos voltaram a freqüentar a escola, o acesso ao ensino fundamental tornou-se fácil nas cidades do Estado facilitado com recursos destinados com o advento do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental) e projetos desenvolvidos junto ao governo.

No entanto, mesmo com evoluções a Educação continua sendo um dos maiores desafios, já que não basta freqüentar a escola, é preciso alcançar os níveis de escolaridade básica e atingir níveis de aprendizagem adequados aos anos de estudo acumulados.

No Piauí, até mesmo nos municípios longínquos do interior do Estado os estudantes já têm a oportunidade de concluir a educação básica. Segundo dados divulgados em 2009, houve um crescimento no número de alunos matriculados no ensino médio, saindo de um total de 109.210, em 2002, para 155.055, em 2009, constatando-se um aumento significativo de 41,98%.

O município de Dom Inocêncio, por exemplo, onde o ensino médio foi implantado em 2003 na comunidade Ladeira distante mais de 80 km da sede do município os estudantes já dispõem na localidade de professores de Ensino Médio.

Já em Guaribas, município distante 653 Km de Teresina que há oito anos foi piloto do programa Fome Zero, no governo Lula e que enfrenta também o desafio da educação, está localizado o CEMTI (Centro Educacional de Tempo Integral) Paulo Freire, com 207 alunos e a Unidade Escolar Maria de Oliveira Rodrigues com 464 alunos está situada em Dom Inocêncio, muitos deles estudando em sua própria comunidade. O agricultor Milton Matias, 70 anos que mora em Guaribas, voltou à sala de aula. “Estudei pouco na infância e agora não tenho dificuldade para ir à escola” relata.

De acordo com a gerente, da 13ª Gerencia Regional de Educação, Nilvete de Santana Dias, a descentralização do Ensino Médio foi um dos grandes passos do governo na área educacional, pois, o acesso à ultima etapa da Educação Básica era privilégio de poucos.

A Gerência 13ª Regional de Educação responsável por Guaribas e Dom Inocêncio localizada na cidade de São Raimundo Nonato conta com 16 escolas de Ensino Médio e 01 de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.

Os municípios de Anísio De Abreu, Bonfim Do Piauí, Caracol, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Fartura Do Piauí, Jurema, São Braz Do Piauí, São Lourenço Piauí, e Várzea Branca, também são coordenados pela gerência.

Para o secretário de Educação Átila Lira a meta agora é a universalização do ensino médio. “A secretaria, ao longo desses anos, tem preparado a estrutura para fazer essa universalização. Já temos escolas em todos os municípios e em algumas cidades da zona rural. No local onde o estado não possui Unidade Escolar, oferecemos transporte para que os alunos possam se deslocar para uma escola mais próxima. Então há sempre esse esforço para ampliarmos a universalização. E a mediação tecnológica, que é justamente o ensino à distância, vai permitir que possamos levar o ensino a todos os lugares do estado do Piauí onde existir demanda.”

Especial para a RevistaAz, com TvCanal13.com

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana