Conecte-se conosco

Últimas Notícias

PF faz operação na Agespisa e ocupa estações de água/esgoto

Publicado

em

PF faz operação na Agespisa e ocupa estações de água/esgotoA superintendência piauiense da Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (30) a operação “Rio Verde” para investigar a poluição dos rios Parnaíba e Poti. Além dos policiais locais, agentes dos estados de São Paulo e Paraná, entre eles, peritos sanitaristas, delegado e agente, também estão na ação e cumprem mandados de busca e apreensão na Agespisa, estações de tratamento de águas e esgotos e empresa, segundo nota da PF (leia abaixo).

De acordo com o coordenador da Estação de Tratamento de Esgotos da zona Leste, engenheiro civli e sanitarista Kleto Baratta, os policiais coletaram amostras do esgoto que chega à estação, antes e depois de ser tratado, além de água do rio Poti. “Estamos tranquilos porque está tudo dentro dos padrões e das normas. Eles também perceberam a qualidade visual. Vão agora averiguar as amostras “, declarou.

Os policiais chegaram em duas Hilux e acondicionaram as amostras em isopores. Eles também tiraram fotografias da estação.

A Polícia Federal divulgou às 12h50 desta quarta-feira (30) uma nota na qual explica a realização da operação da denominada “Rio Verde”, deflagrada nesta manhã, que tem como objetivo colher amostras para subsidiar laudos sobre a poluição dos rios Parnaíba e Poti. De acordo com o comunicado, além da sede e de estações de tratamento de águas e esgotos da Agespisa, a estação de tratamento de uma indústria cervejeira também foi visitada.

Veja a nota na íntegra a seguir:

“A Polícia Federal no Piauí na manhã de hoje (30), deflagrou a operação ‘Rio Verde’, nesta capital, visando coletar amostras de água e esgoto em redes de tratamento e distribuição da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A), bem como em estação de tratamento de esgoto de indústria cervejeira, objetivando subsidiar a elaboração de análises e laudos periciais, diante do quadro de extremo risco para a saúde pública em face da presença de metais pesados e de contaminação biológica fisico-química nos Rios Parnaíba e Poti, e o cumprimento de mandados de busca e apreensão de documentos relevantes para a investigação, exarados pela Justiça Federal do Piauí.

A presente operação vem atender o clamor dos cidadãos piauienses, Organizações não Governamentais, Imprensa e algumas Instituições Públicas que estão constantemente mobilizados por um meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida das presentes e futuras gerações.

*Com informações do Cidade Verde
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana