Conecte-se conosco

Notícias

Padre proíbe ambulantes na praça e promete “quebrar tudo” pra quem descumprir ordem

Publicado em

Em um Estado Laico, democrático e em pleno século 21, o pároco de Esperantina, Evandro Alves (foto), resolveu impor uma ordem durante a realização dos Festejos de Nossa Senhora da Boa Esperança no município. É que o vigário proibiu qualquer forma de comercio, seja barraqueiro, ambulante e/ou pipoqueiro em toda extensão da Praça Leônidas Melo, incluindo as vias públicas aos arredores dela, onde acontece a missa campal dos festejos da padroeira da cidade.

Ao fim da missa na noite desta quarta-feira (02/09), o padre Evandro foi enfático e agressivo com os ambulantes que estão descumprindo sua ordem e teimam em vender seus produtos nas imediações da praça.

Em suas palavras, o padre disse: “Amanhã esses vendedores de brinquedos e pipoqueiros terão que sair daqui, do contrário, desço do palco e quebro tudo que tiver na minha frente”, declarou o padre fazendo citação da história onde Jesus quebrou o Templo de Jerusalém e expulsou os vendedores e cambistas da Casa do Senhor, uma vez que esses estavam desvirtuando o sentido dela. A frase deixou os fiéis perplexos e revoltou os ambulantes.

A frase agressiva foi direcionada a dois ambulantes, um vendedor de pipoca e outro vendedor de balão e brinquedos infantis que estavam na via pública, fora do perímetro da referida praça, conforme mostra o registro acima.

ILEGALIDADE

O jornalismo da RevistaAz procurou o advogado Dr. Linhares para esclarecer até aonde o padre tem jurisprudência legal para tal. Ao saber da proibição do pároco, Dr. Linhares ficou estarrecido e disse que sua ordem é explicitamente ilegal.

Para o advogado, o padre não tem nenhum direito de fazer essa proibição, uma vez que o Estado é Laico, democrático e que a praça e os arredores dela é um ambiente público.

“Qualquer vendedor que se sentiu ofendido com a ameaça do padre, pode por direito, procurar a delegacia e registrar um boletim de ocorrência. O padre só tem direito de mandar dentro da igreja e não fora dela”, declarou.

PADRE REQUEREU PREFEITURA

A RevistaAz conversou com o Secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Esperantina, Chagas Henrique e o mesmo confirmou que o pároco entrou com um requerimento junto à prefeitura municipal, pedindo que não haja comercialização no perímetro da Praça Leônidas Melo durante a realização da festa católica. Segundo o secretário, o pedido foi acatado pela Prefeita Vilma Amorim.

PARÓQUIA TEM SUA BARRAQUINHA

Mesmo proibindo os vendedores ambulantes nas imediações da Praça Leônidas Melo, a Paróquia fechou a via que dá acesso à igreja Matriz e montou sua própria barraca para venda de comidas e outros produtos. O estande está montado no meio da rua.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana