Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Os problemas do excesso de açúcar vão muito alem da obesidade

Publicado em

excesso-de-açucar-650x340O açúcar vem desempenhando um papel importante na obesidade e no sobrepeso, uma vez que é um alimento que só contém calorias vazias. Mas o alerta dessa matéria é sobre como o excesso de açúcar pode comprometer de maneira igualmente grave outros órgão do nosso corpo. Confira:

Sistema Nervoso

O excesso de açúcar pode levar à depressão, ansiedade, gerar picos de energia e alterar neurotransmissores que auxiliam na regulação do humor.

Boca

Algumas bactérias presentes na boca se alimentam do açúcar que consumimos e podem danificar o esmalte dos dentes e com isso criar cavidades, dores de dente, sensibilidades e cáries, podendo levar até mesmo à perda do dente.

Pele

Grandes quantidades de açúcar podem se ligar ao colágeno. Uma vez que estão conectados, o açúcar torna o colágeno fraco, fazendo com que nossa pele fique mais difícil de cicatrizar e deixando a mesma mais suscetível a rugas.

Vasos Sanguíneos

O excesso de açúcar pode causar a contração ou necrose dos vasos sanguíneos, provocando um aumento da pressão arterial, deixando órgãos como coração sem receber a quantidade de sangue necessária. Além disso, o açúcar pode diminuir as lipoproteínas do sangue e aumentar os triglicerídeos, podendo assim gerar aumento nos níveis de colesterol do sangue.

Fígado

Diante do excesso de açúcar, o fígado é obrigado a converter todo o açúcar em gordura. Essa gordura é enviada ao corpo como colesterol ou triglicérides. Isso gera um quadro de sobrepeso ou obesidade e levar a uma doença hepática gordurosa (esteatose hepática).

Rins

Além da obesidade o excesso de glicose gera um quadro de Diabetes tipo 2, isso pode provocar danos nos rins fazendo com que a filtragem dos resíduos seja ineficaz e insuficiente.

Intestino

Quando o açúcar não é digerido no intestino delgado ele vai para o intestino grosso, e como resultado pode causar fermentação, levando a gases, cólicas e inchaços dolorosos. Pode causar também uma síndrome chamada Síndrome do Intestino Irritável.

Outros

Níveis muito altos de açúcar podem contribuir para infecções fúngicas, podendo causar aftas, isso causa um desequilíbrio no corpo. Além disso, o açúcar também serve como alimento para células cancerosas, ajudando as mesmas a crescerem.

*Francisca Simone Sousa – Nutricionista Esportiva- Clínica. CRN6- 14715. Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Pós graduada em Nutrição Esportiva e Clínica pelo Instituto de Pesquisa Gestão e Saúde – IPGS/ Rio Grande do Sul.

BANNER_NUTRICAO_BLOG cópia

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana