Conecte-se conosco

Notícias

O que esperar do Departamento Municipal de Trânsito de Esperantina?

Publicado em

Departamento Municipal de Trânsito de Esperantina (Foto: Kléber Oliveira/RevistaAZ)

A prefeitura de Esperantina criou recentemente, o Departamento Municipal de Trânsito (DMTRANS) para gerenciar o trânsito da zona urbana do município. A sede do departamento está localizada na Rua Coronel José Fortes no centro da cidade.

Entrevistado pelo jornalismo da RevistaAZ, o coordenador Bruno Rocha disse que o referido departamento está se preparando para organizar o caótico trânsito da cidade. Segundo ele, a prefeitura de Esperantina estará realizando nos próximos meses, a capacitação dos agentes de trânsito efetivos, além da sinalização das ruas da cidade e campanhas de conscientização. “Após os agentes de trânsitos passarem por uma capacitação, a prefeitura vai sinalizar as ruas e nossa primeira missão será realizar campanhas educativas para organizar o trânsito da cidade. Depois desse trabalho de conscientização, vamos passar a fiscalizar com mais rigor“, disse.

Coordenador de trânsito de Esperantina – Bruno Rocha (Foto: Kléber Oliveira/RevistaAZ)

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o órgão está preparando uma licitação para a compra de placas de sinalização vertical em chapa de aço galvanizado, com película reflexiva com formato, cores e dimensões de acordo com as normas do DENATRAN. A prefeitura também vai reformar as ruas da cidade e passará a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização e educação de trânsito.

MUNICIPALIZAÇÃO

Rua Cel. José Fortes – Centro de Esperantina (Foto: Kléber Oliveira/RevistaAZ)

O Piauí tem hoje apenas nove cidades com o trânsito municipalizado, das 224 existentes. Além da capital, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Floriano, Picos, Corrente, Uruçuí e São Raimundo Nonato já aderiram ao processo de municipalização.

Para o Detran-PI, ao Código Brasileiro de Trânsito – CTB, cabe à esfera municipal a fiscalização de trânsito, autuando e aplicando as medidas administrativas cabíveis, por infrações de circulação, estacionamento e parada; bem como a implantação, manutenção e operacionalidade do sistema de estacionamento rotativo pago nas vias. É também do município a função de promover e participar de projetos e programas de educação e segurança de trânsito, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

FROTA MUNICIPAL

Dados do IBGE de Esperantina (Foto: Divulgação)

Dados do IBGE apontam o município de Esperantina conta com uma fronta de 11.252 veículos, entre automóveis, caminhões, tratores, caminhonetes, camionetas, micro-ônibus, motocicletas, motonetas e ônibus, além de outros utilitários. A maior frota de veículos provém de motocicletas com cerca de 6.446 veículos em circulação no município.

TRÂNSITO DESORGANIZADO

Trânsito desorganizado de Esperantina (Foto: Kléber Oliveira/RevistaAZ)

Com uma área territorial de 911,215 km2 e uma população de 38.983 habitantes, o município de Esperantina tem um dos piores trânsitos da região norte do estado.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana