Conecte-se conosco

Notícias

Número de imigrantes esperantinenses para o sudeste do país aumenta em Janeiro

Publicado em

Migração de esperantinenses aumenta só em Janeiro. (fotos; Kléber Oliveira)

Aqueles que vem passar as férias no município de Esperantina no mês de dezembro para comemorar o natal, réveillon e ano novo, já estão de malas prontas para voltar a seus estados e/ou município onde vivera ou trabalhara. Em sua maioria, são trabalhadores que ganham férias de suas firmas, para passar o fim de ano em seu estado de origem, além dos visitantes e filhos da terra que aproveitam a época do ano para passar com a família.

Em Esperantina, é notório nos primeiros dias do mês de Janeiro, vários ônibus saírem lotados da cidade de pessoas como trabalhadores e visitantes que se despedem do nosso município.

Um dos fatores que influencia na decisão de migrar dos trabalhadores no caso, é a idade. Só em Esperantina, tanto zona urbana e rural, há um percentual maior de migrantes entre 18 e 29 anos.

Em sua maioria, migra-se para atenuar as dificuldades vividas na origem, sejam ligadas ao baixo dinamismo das economias locais ou às vulnerabilidades e carências no sistema de proteção social.

Na tarde desta terça-feira, 03, a reportagem da RevistaAz flagrou um comboio de três ônibus de uma mesma empresa de turismos e viagens, lotados de trabalhadores e pessoas que estão deixando o município. Averiguando os destinos, constatamos que os principais estados são: São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, onde jovens e pais de famílias vão procurar aumentar a renda familiar. Já na rodoviária da cidade, é possível ver muitas pessoas aguardando suas respectivas conduções para tais destinos.

Até o fechamento desta matéria, não se sabe de certo o percentual exato de esperantinenses e visitantes que estão migrando para outros estados, mas, pela notoriedade, é bastante significativo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana