Notícias do Legislativo Picoense‏

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 29/08/2011 às 15h48
2

Vereado Zé Luís solicita ao DETRAN/Piauí um veículo adaptado

A Câmara Municipal de Picos pôs em votação, nesta quinta-feira (25), um requerimento vindo da parte do vereador Zé Luís, o qual solicita do DETRAN/Piauí um veículo adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Este automóvel será destinado para a 4ª CIRETRAN de Picos, onde são realizadas aulas e provas práticas para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o vereador, esse requerimento surgiu após receber várias reivindicações pessoas que passaram pela dificuldade de terem que ir até a capital (Teresina – PI), sofrendo com as viagens de ônibus e demais trâmites como balizas e percursos.

“Já existe o problema das escadas e calçadas, e quando no momento de adquirir sua habilitação ainda tem que ter essa dificuldade toda?” – indaga Zé Luís. Ainda segundo ele, esse veículo só vem para facilitar a vida dessas pessoas portadoras de necessidades especiais.

O próximo passo do vereador será encaminhar um ofício ao diretor do DETRAN/Piauí que vai analisar e, posteriormente, dar uma resposta sobre a petição. Zé Luís espera que a direção do DETRAN/Piauí se sensibilize e atenda ao pedido.

 

Confira os projetos e requerimentos da sessão desta quinta (25) da CMP

A Câmara Municipal de Picos realizou na tarde desta quinta-feira (25) a sua 22ª sessão ordinária do 3º ano da 16ª Legislatura, no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva. Foram enviados para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final três projetos os quais têm por finalidade receberem parecer técnico.

Também foram apresentados quatro projetos a serem votados em segunda votação e em definitivo, um projeto em primeira votação e oito requerimentos.

O Projeto Lei do Prefeito Municipal de Picos, que cria no âmbito do Município de Picos o sistema de táxi na forma que indica e dá outras providencias, com uma Emenda do Vereador Titico Barbosa (PP), que trata da obrigatoriedade do uso do taxímetro para a cobrança da tarifa, foi retirado mais uma vez da pauta pelo mesmo motivo anterior – os vereadores querem a presença dos taxistas para discutirem a questão.

Foi aprovado na primeira votação o Projeto Lei do Vereador Zé Luís (PP) que altera dispositivos da Lei Municipal nº. 2.357/2010, que versa sobre a meia-entrada e a meia-passagem estudantil em Picos. Em segunda votação e em definitivo foram apresentados o Projeto Lei do Prefeito Municipal de Picos, que cria o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMESA do município de Picos; o Projeto Lei do Vereador Edílson Carvalho (PP), reconhecendo de utilidade pública municipal a Associação dos Moradores do bairro Emaús; o Projeto Lei do Vereador Iata Rodrigues (PSB), denominando de Martinho José Leal a atual rua projetada 02, lote 07 do loteamento guaribas 02, bairro Ipueiras; e o Projeto Lei do Vereador Iata Rodrigues,  que inclui no calendário oficial do município de Picos a parada da igualdade.

Através de Requerimento, o Vereador Antônio Afonso (PP) solicita do Executivo Municipal que seja feita limpeza e abertura de ruas por trás do Colégio Urbano Eulálio, no bairro Junco. O Vereador Manoel Vieira (PMDB) requer do Executivo Municipal que seja feito o saneamento básico e pavimentação nas principais ruas do bairro Conduru, bem como, seja feita a reposição das lâmpadas no bairro Nossa Aparecida (Cidade de Deus).

O Vereador Chico de Chicá (PP) solicita do Executivo Municipal através da Secretaria de Saúde a construção de um posto de saúde com instalação de um consultório odontológico no povoado Capitão de Campos. O Vereador Diógenes Medeiros (PPS) requer do Executivo Municipal que seja feita uma reforma no colégio do povoado Capitão de Campos.

O Vereador Zé Luís (PV) solicita da AGESPISA local que assuma o controle da rede de abastecimento d’água do bairro Altamira. Em outro requerimento o Edil solicita do DETRAN/Piauí, que seja destinado para a 4ª CIRETRAN de Picos, um veículo adaptado para a realização de aulas e provas práticas para aquisição da CNH por pessoas com deficiência física.

O Vereador Hugo Victor (PMDB) requer do Executivo Municipal que seja feita a reforma da pavimentação, bem como, a pavimentação nas ruas que ainda não são pavimentadas no bairro Passagem das Pedras e a reposição das lâmpadas na Rua Santa Ana, bairro Catavento.

O Vereador Rinaldinho (PMDB) solicita do Governo do Estado e do Executivo Municipal que seja construída uma estátua em homenagem a São Francisco, no morro situado por trás da Coca-Cola – bairro Junco – para atender um anseio dos devotos e devotas do santo.

O Projeto Lei do Vereador Zé Luís (PV) denominando de Antônio Josino de Araújo a atual rua projetada S/N, situada na quadra 10, bairro Ipueiras; o Projeto Lei do Vereador Titico Barbosa (PP) denominando de Waldemir Rodrigues de Sousa Martins, o Cemitério do Povoado gameleira dos Rodrigues; e o Projeto Lei do Ver. Antônio Afonso (PP) denominando de Vó Silvina a Creche do Bairro Paroquial, foram enviados para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final a fim de receberem parecer técnico.

Compareceram à sessão ordinária desta quinta-feira (25) os parlamentares Rinaldinho (PMDB), Manoel Vieira (PMDB), Edilson Alves de Carvalho (PP), José Luís (PV), Diógenes Medeiros (PPS), Chico de Chicá (PP) e Hugo Victor (PMDB). Justificaram a ausência os vereadores Iata Rodrigues (PSB), Titico Barbosa (PP) e Antônio Afonso (PP).

Câmara Municipal de Picos realiza solenidade de entrega de títulos de cidadania

Na noite desta quinta-feira (25), os vereadores da Câmara de Picos homenagearam três pessoas concedendo-lhes o título de Cidadãos Picoenses. A cerimônia teve início às 19:30h na Plenária Vereador Pedro Barbosa.

O vereador Titico Barbosa (PP) concedeu os títulos ao Ex-presidente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Picos  Evaristo de Barros Rocha e ao Juíz de Direito Titular da 2ª Vara da Comarca de Picos João Borges de Sousa Filho. “Melhor que a alegria é a alegria tríplice”, afirmou o vereador ao ressaltar sua felicidade pelos homenageados da noite que agora são seus “novos irmãos picoenses”.

Filomeno Portela, ex-vereador da cidade, requerente do Título Cidadania para o Desembargador Presidente do TRT – Tribunal Regional do Trabalho no Piauí Arnaldo Boson Paes, também manifestou sua emoção ao falar da honestidade e competência do seu homenageado. “Nós picoenses sentimo-nos ainda mais honrados e felizes porque ao receber o Título de Cidadão Picoense, V. Ex. se enfileira aos filhos desta terra” ressalvou Filomeno.

Ao fim das declarações dos homenageadores, os novos cidadãos picoenses expuseram seus agradecimentos. “Não é preciso dizer que Picos é tipicamente uma cidade sertaneja. Esta é uma verdade vista pelos olhos e penetra na alma e coração daqueles que podem conhecê-la e vivê-la. É com esta consciência que recebo com entusiasmo o título de Cidadão de Picos” , afirmou Arnaldo Boson.

Em seguida, Evaristo de Barros fez seu discurso. “Ao receber o Título de Cidadão Picoense venho selar o meu compromisso com essa população e zelar para que este município tenha cada vez mais prosperidade e sucesso”. Tenho a honra e é um enorme prazer de receber o Título de Cidadão Picoense formulado pelo Vereador Francisco de Assis Pio Barbosa. Fico feliz em me tornar cidadão de Picos”, destacou João Borges Filho.

Especial para a RevistaAz, com Jaqueline Figueredo (Estagiária)



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.