Conecte-se conosco

Últimas Notícias

No Piauí, 152 municípios não atingiram meta da campanha da Poliomielite

Publicado em

No Piauí, 152 municípios não atingiram meta da campanha da PoliomieliteA campanha de vacinação de combate a Poliomielite chegou ao final, mas apenas 32% das cidades do Piauí atingiram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde que é de 95% de cobertura vacinal. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, apenas 72 dos 224 municípios do estado conseguiram ter êxito na imunização das crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos. Teresina está entre as cidades que não atingiram a meta.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Luiz Lobão, 20 mil crianças ainda não foram vacinadas na campanha que acabou dia 21 de junho. Na capital, que atingiu apenas 65% da cobertura vacinal, houve prorrogação da campanha da Poliomielite até está sexta-feira (28).

O gestou afirmou que a baixa procura pela vacina é uma situação preocupante. “Os pais precisam se conscientizar e vacinar seus filhos. Eles estão acomodados e devem ser chamados para que se atentem e lembrar que são responsáveis por esses menores”, declarou.

Os baixos índices são comuns a todo o país. Apenas dois estados alcançaram a meta da campanha que teve início no dia 8 de junho e seguiu até o dia 21. Devido ao quadro, o Ministério da Saúde recomendou através do site da campanha que a vacinação continue em todo o país.

Segundo a coordenadora de Imunização no estado, Doralice Lopes, o prazo da prorrogação ainda não determinado, mas o sistema de informações ficará aberto até o dia 05 de julho.

“Já enviamos um documento aos prefeitos e secretários de Saúde, principalmente, dos municípios com baixa cobertura vacinal, para que seja reforçada e incentivada a busca ativa das crianças de seis meses a menores de cinco anos, para receberem a dose da vacina, bem como, para que cobrem a informação das doses administradas nesses municípios”, disse.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforçou a necessidade da população procurar os postos de vacinação e enfatiza que campanha já acabou, mas, que as vacinas continuam disponíveis na maioria dos postos de saúde do estado.

A vacina contra a Poliomielite é gratuita e as crianças com idade entre crianças seis meses e cinco anos precisam ser imunizadas. Os pais ou responsáveis precisam levar apenas a caderneta de vacinação para imunizar os menores nos posto de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

*Rede Clube
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana