Conecte-se conosco

Últimas Notícias

MOVIMENTO SOCIAL: 12ª Marcha contra a corrupção em municípios do Piauí

Publicado em

A 12ª Marcha terá cerca de 150 km e será realizada entre os dias 10 a 24 de julho de 2013, percorrendo os municípios de Guaribas, Caracol, Jurema, Anísio de Abreu, São Braz, e São Raimundo Nonato.

TEMA MARCHA – SECA.

MOVIMENTO SOCIAL: 12ª Marcha contra a corrupção em municípios do PiauíAs últimas três marchas aconteceram na região do semiárido de Picos e durante as caminhadas vimos de perto a seca e seus efeitos. Ao caminhar passamos por grandes açudes e obras de adutoras. O que foi visto nos dá a certeza de afirmar que o problema do sertão não é a seca. Os açudes estavam cercados pela seca e os sertanejos vivendo de gotas de água vinda dos eternos carros pipas que são o símbolo da indústria da seca. O que avistamos, tocamos e sentimos é confirmado pelo fato do Piauí ter pelo menos 25 grandes barragens, que acumulam aproximadamente 3 bilhões de metros cúbicos de água, com praticamente zero de aproveitamento dos recursos hídricos. Por que tanta água acumulada e o sertanejo mendiga água? A miséria e o desespero fragiliza o cidadão e facilita o voto por conveniência. No mercado da corrupção o preço do voto diminui nos períodos de calamidade. A corrupção deixa mais seco o sertão, já dizia o lema da 10ª marcha.

Vivendo uma das piores estiagens milhões de reais são anunciados e entregues as autoridades. A Câmara dos Deputados votou medida provisória liberando 676 milhões para a seca do nordeste. No Piauí a presidente Dilma noticiou a liberação R$ 260,1 milhões para construção de novas barragens. Todos estes recursos serão aplicados? O que for usado será de forma competente e eficiente? Se a sociedade fiscalizar daremos um final feliz a tradicional história da seca e das verbas públicas? Pois bem, este é um dos grandes desafios da 13ª marcha. A caminhada será longa e desafiante, mas vai acontecer. O nosso sucesso depende da união das pessoas honestas e que sonham com um mundo mais justo.

A falta de chuva mata as plantações, mas a corrupção mata lentamente os homens e mulheres do campo, destrói seus sonhos e inviabiliza o futuro digno das novas gerações camponesas. Para que esta situação mude é preciso que você REAJA!

Neste sentido iniciamos a caminhada da organização e fortalecimento de parcerias para a 12ª Marcha contando com o movimento sindical, social, estudantil, professores, cidadãos, etc. Este primeiro contato noticia a marcha e sua data para fazer parte do calendário de luta e contribuição.

OBJETIVOS DA FORÇA-TAREFA POPULAR

Edificar a esperança ativa no meio popular de que é possível combater a corrupção com iniciativas próprias e coletivas, fomentando a ética na política, na escola, no lar, no sindicato, etc.

Estimular a indignação conseqüente da sociedade contra atos de corrupção ficando em vigilância permanente construindo uma ética comunitária com vista ao bem comum com o aumento do custo moral da corrupção;
Lutar para que os Promotores de Justiça de todas as comarcas do Piauí se somem à luta popular pela transparência das contas pública;

Despertar a sociedade para perceber que a corrupção mata, causa desemprego, piora a saúde, deixa mais seco o sertão, coroe a democracia e desestimula os honestos, etc ;

Estimular o acesso do povo às Câmaras Municipais para fiscalizar as prestações de contas dos prefeitos e vereadores;
Estimular o uso da Lei de Acesso a Informação;

Articular a sociedade para ações conjuntas contra corrupção;

Especial para RevistaAz
Com Arimateia Dantas/Colaboração
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana