Conecte-se conosco

Piauí

Ministério da Saúde quer todos os brasileiros com o cartão do SUS até 2014

Publicado em

aa70d533cfe71e92b261a434937aa280.jpgO Ministério da Saúde (MS) quer que todos os brasileiros estejam cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e tenham o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) do serviço até 2014. Porém não há um prazo para a inscrição no programa. Ao ser atendido em uma unidade pública de saúde, será verificado se esse paciente já possui um número ou não. Caso a resposta seja negativa, na hora um é gerado, que será vinculado ao CPF da pessoa.

É importante destacar que, mesmo não precisando de atendimento, a pessoa pode se dirigir ao posto de saúde público mais próximo e fazer seu cadastro, mas terá prioridade quem precisar de cuidados médicos. Tendo isso em vista, a recomendação do Ministério é que a pessoa aguarde até que precise ser atendido em uma unidade de saúde.

Esse procedimento só será realizado aqueles que não têm plano de saúde. Para os que são assegurados por uma empresa privada, o Ministério entregou, em maio deste ano, os 31 milhões de registros do CNS para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esses números já foram encaminhados para as seguradoras e são elas quem devem distribui-los. Segundo uma resolução normativa da ANS, as empresas têm até 5 de junho de 2013 para realizar este processo. Como o cartão é associado ao CPF, mesmo que o segurado mude ou não tenha mais um plano de saúde, seu número continuará o mesmo.

Em posse do número do CNS de cada paciente, o histórico de atendimentos dele pode ser rapidamente acessado pelos atendentes. “Será possível acompanhar melhor a saúde dos pacientes e garantir uma atenção ainda mais adequada aos brasileiros que utilizam a rede pública de saúde. Além disso, será possível organizar ainda mais a rede de atendimento e a oferta dos serviços de saúde em todo o país,” disse Lívia Nascimento, da assessoria do Ministério da Saúde.

Por: Débora Nascimento
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana