Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Médicos Cubanos são recebidos com festa na cidade de Esperantina

Publicado em

Ao som da banda municipal Mestre Chico, tocando o hino brasileiro e a aquarela do Brasil, o trio de médicos cubanos desembarcou na cidade de Esperantina no final da tarde desta sexta-feira (20/09). A recepção aconteceu no auditório da secretaria de Educação e contou com a presença de vários funcionários públicos, representantes do legislativo municipal e secretários da atual gestão tucana.

Durante os próximos dez dias, os profissionais vão conhecer os hospitais e demais serviços de saúde onde irão trabalhar, além dos hábitos da população e as doenças mais comuns em cada região.

Dois deles irão trabalhar na região do povoado Lagoa Seca, sendo que um ficará no PSF da localidade Sítio do Alegre e outro no PSF de Lagoa Seca e o terceiro médico cubano, atuará no Centro Municipal, na zona urbana do município.

Segundo o secretário de saúde, Chaguinha Magalhães, o contrato estabelecido pelo Mais Médicos é de três anos. A vinda deles para o Brasil foi possibilitada a partir de parceria firmada entre o governo brasileiro e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Ouça a entrevista com o secretário no áudio abaixo.

Tímidos e com pouco dialeto brasileiro, os médicos cubanos que falam espanhol, se apresentaram, onde falaram suas especialidades e países que já trabalharam com programas similares ao Programa Mais Médicos, proposto pelo Governo Brasileiro.

Pedro Luis Morales Gomez, médico especialista em medicina familiar e comunitária, tem mestrado em urgência e emergência médica, diplomado em terapia intensiva e emergência. Já trabalhou em Belize, China, Cuba e Venezuela.

Rafael De La Cruz Vazquez, médico especialista em medicina familiar, professor da Universidade de Guantánamo de medicina familiar, tem mestrado em terapia intensiva e emergência médica. Já trabalhou na Venezuela.

Raul Everardo, médico especialista em medicina familiar. Já trabalhou em países como Venezuela, Guatemala e Bolivia.

O município de Esperantina está entre as nove cidades do Piauí que foram escolhidas para receber os médicos. São elas: Acauã, Barras, Betânia do Piauí, Campinas do Piauí, Cocal, Morro Cabeça no Tempo, Pio IX e São Miguel do Tapuio.

Antes da vinda dos médicos cubanos para Esperantina, os mesmos passaram por um curso na APPM que teve como principal objetivo apresentar aos profissionais o funcionamento do Sistema Único de Saúde, como também mostrar os principais problemas de saúde pública enfrentados no Estado e como eles terão que agir diante desses agravantes.

Publicidade
1 Comentário

1 Comentário

  1. danielle

    23 de setembro de 2013 a 22:10

    Jornalista kleber vendo esta matéria observei uma coisa q me chamou atenção, não me diga q serviram suco com biscoito mapil na recepção. Que vergonha gente. Poderiam ter servido pelo menos suco de caju da fruta com bolo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana