Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Mais de R$130 mil serão investidos na saúde bucal no PI

Publicado em

A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciam nesta sexta-feira (10), a doação de quatro consultórios odontológicos e equipamentos para o Laboratório de Prótese Dentária, ao município de Água Branca, a 98 Km de Teresina. A ação faz parte do Programa Brasil Sorridente.

O programa, lançado em 2004, implantou políticas e ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, no Piauí, a projeção de investimentos é de R$ 137,2 milhões.

O estadoconta, atualmente, com 967 Equipes de Saúde Bucal e 26 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Têm, ainda, Laboratórios de Próteses Dentárias em 98 cidades, que, nos primeiros cinco meses deste ano, conseguiram elevar em 236,7% a distribuição destes itens no estado – foram produzidas 5.074 unidades em 2012, contra 1.507 no mesmo período de 2011.

Cada unidade funciona como um consultório odontológico móvel, instalado numa van adaptada, que circula por regiões em que a população tem dificuldade de acesso a tratamentos de saúde bucal, com capacidade para realizar até 350 atendimentos por mês.

As equipes de saúde bucal são compostas por cirurgião-dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal que realizam, além do tratamento clínico, ações de promoção e prevenção à saúde junto às comunidades. Caso necessitem de tratamento odontológico mais complexo, os pacientes são encaminhados aos CEOs, onde têm acesso a cirurgias ou a tratamentos de canal, por exemplo, ou aos laboratórios regionais de prótese.

Dados dos Brasil Sorridente

Em todo o País, há Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias em 1.304 municípios, 21,7 mil equipes de saúde bucal integradas à rede de atenção básica e 901 Centros de Especialidades Odontológicas. Em 2011, foram realizados mais de 150 milhões de atendimentos odontológicos na rede pública.

O aumento da oferta de serviços públicos de saúde bucal e de ações preventivas poupou a extração de 400 mil dentes, por ano, no País. Hoje, o programa está presente em quase 90% das cidades das cinco regiões brasileiras. O êxito do programa se traduz em avanços como o fato de que 1,4 milhão de crianças deixaram de ter cáries em 2010, contribuindo para que a proporção de crianças livres de cáries subisse de 31% em 2003 para 44% em 2010.

com informações do Ministério da Saúde
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana