Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Livros de escolas públicas do Piauí são utilizados como papel higiênico

Publicado

em

4-128Uma montanha de livros está sendo destruída pelo descaso no Piauí. Material novo, mas que nunca chegou às escolas

Eram livros novinhos de quase todas as disciplinas, mas estão abandonados no depósito onde também funciona uma oficina mecânica da prefeitura de Miguel Alves, na região Norte do estado.

CLIQUE E ASSISTA A REPORTAGEM DO JORNAL NACIONAL

E eles estão espalhados pelo depósito. Para passar tem que pisar nos livros. Dá muita pena. Num canto foram encontrados alguns exemplares queimados e, no banheiro, livros sendo usados como papel higiênico.

O material faz parte do Programa Nacional do Livro Didático e deveria ter sido distribuído e usado para a educação de jovens e adultos e também de estudantes com distorção de série e idade.

O secretário municipal de Educação, Jilton de França, disse que quando assumiu, em 2014, já encontrou os livros abandonados e considerou que estavam defasados.

2-277

“Os livros não são novos, os livros estão aí guardando doação, são livros em desuso. Portanto, a prefeitura tomou a providência que é fazer um processo licitatório para ser destinado para instituição, por exemplo, que trabalha sem fins lucrativos para fazer reciclagem”, disse.

O desperdício de milhares de livros numa comunidade onde quase 40% da população é analfabeta provoca indignação em quem estuda ou ensina.

3-181

“Desperdício de conhecimento, porque livro é conhecimento. Então se o aluno tem a oportunidade de conhecimento, para que deixar estragar ou ficar guardado”, disse a estudante Gabrielly de Mello.

“Rasgar um livro, está rasgando uma história, o dinheiro do próprio aluno”, afirmou a diretora de escola Maria da Conceição da Costa Moreira.

O Ministério da Educação declarou que quando uma rede de ensino adere ao Programa Nacional do Livro Didático o uso do material é obrigatório, e que as secretarias estaduais e municipais são responsáveis pela distribuição.

1-414

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana