Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Justiça proíbe venda de celulares bloqueados

Publicado em

Justiça proíbe venda de celulares bloqueadosAs empresas de telefonia celular não poderão mais vender celulares bloqueados aos consumidores, sob pena de multa diária de 50 mil reais. A decisão, unânime, foi tomada pela 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região no julgamento de recursos formulados pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Oi, que recorreram contra sentença de primeiro grau favorável ao bloqueio dos aparelhos. As operadoras ainda poderão recorrer contra a decisão.

A ação civil pública ajuizada pelo MPF cobrava o fim das práticas chamadas pelas operadoras de “fidelização” e bloqueio de aparelhos, mesmo que temporário. A Justiça de primeira instância não tinha aceitado os pedidos formulados pelo Ministério Público contra a venda de aparelhos bloqueados, alegando que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) – órgão responsável pela supervisão do setor – permite, por meio da norma regulamentar, o bloqueio por até 12 meses.

Ao recorrer ao TRF, o MPF e a Oi alegaram que o bloqueio fere o direito de livre escolha do consumidor. “Nada justifica o bloqueio dos aparelhos celulares, pois tal prática vincula o consumidor a ficar ligado a uma única operadora”, afirmaram, de acordo com nota divulgada pelo Tribunal.

O relator do processo, desembargador federal Souza Prudente, avaliou como equivocada a resolução da Anatel que permite a prática da venda casada na forma do subsídio cruzado. Os demais desembargadores da 5ª Turma seguiram o voto do relator.

Reuters
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana