Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Gurguéia, um lastro de corrupção e destruição por trás da idéia de um novo estado

Publicado em

Os defensores da divisão do Piauí e, consequentemente, da criação do estado do Gurguéia, têm como principal argumento em favor dessa ideia desastrosa, o que eles denominam de abandono do Sul pelos sucessivos governos do Piauí. Ora, ora, pra que “omissão” maior do que a da Nação brasileira, do Estado brasileiro em relação ao Nordeste. Seria a melhor saída para nós nordestinos e mesmo para o conjunto da Nação, a separação, o rompimento do estado federativo? Creio que não!

Em relação ao abandono do Sul, não acredito que com atual lógica de desenvolvimento implementada no Piauí pelos mais recentes governos, nós iremos mudar as condições de vida do povo do Sul! Ou, por acaso, os que fazem a defesa da divisão do Piauí não estão preocupados com a democratização dos meios de produção e, consequentemente, com a justiça social? Ainda, por acaso, aqueles que se beneficiaram, por exemplo, com a criação do estado do Tocantins, estavam preocupados em tirar da miséria a maioria dos sem-teto, dos sem-terra, dos sem-emprego daquele estado?Pelos índices sociais que vigoram por lá, acredito que não! Seriam diferentes as elites econômicas e políticas do Sul e também do Norte do Piauí?

Aliás, a proposta de dividir é muito bem aceita e até patrocinada por aqueles que tiram proveito do atual modelo de desenvolvimento implementada pelos “Dáblios”! Tem até político da pequena cidade de Bom Jesus do Gurguéia, diga-se de passagem, que migrou do antigo PFL para o PSDB e deste para o PT e, em pouquíssimo espaço de tempo, se tornou deputado e presidente desta última agremiação! Essa pessoa, talvez porque não seja piauiense de raiz, é uma das maiores defensoras deste projeto de desenvolvimento mortal tanto para o meio ambiente como para as populações originárias, que são expulsas de suas terras para irem vegetar nas periferias das cidades! Uma só perguntinha: quais interesses deram suporte a essa vertiginosa ascensão desse sujeito?

Há um conluio entre as multinacionais da alimentação, o governo e a imprensa para dividir o estado. Sabe o que querem? As multinacionais, as terras boas e baratas; o governo e seus asseclas, grana para as campanhas eleitorais; e a imprensa, sempre mais dinheiro e patrocínio! A miséria, a exemplo do que já acontece nas terras expropriadas ao
povo pela Bunge, só irá se alastrar ainda mais! Você tem dúvida disso? Sabe o que mais querem as multinacionais da alimentação? A água, esse líquido tão escasso no Planeta e tão farto aqui no Sul. Sabe pra quê? Para transformá-lo, definitivamente, em um bem econômico, e faturar rios de dinheiro com isso!

Precisamos conhecer melhor todas essas facetas, estudar a economia de nosso estado, para podermos melhor alertar o nosso povo dessa trama que se alimenta de interesses de fora e dentro, das multinacionais da alimentação e das elites políticas corrúptas daqui do Sul, e até mesmo das do Norte do Piauí!

Especial para a RevistaAz

*Profº Gonçalo Carvalho Filho, *
*Coordenação Polo UAB São João do Piauí.*
[email protected]
[email protected]
[email protected]
(89) 9408 5949
(86) 9805 5979

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana