Guia de redação do Enem começa a chegar às escolas públicas

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 22/09/2012 às 14h38
3

Começou a distribuição do guia de redação do Enem às escolas públicas de todo o Brasil. Distribuído pelos Correios, o impresso de 52 páginas se destina a funcionar como material didático para os participantes e professores, na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. O “Guia do Participante” a redação do Enem 2012″ foi elaborado pela equipe da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A publicação atende ainda aos participantes que demandaram atendimento especial: 5.879 receberão a versão ampliada do manual – no momento da inscrição eles declararam deficiência visual – enquanto outros 345 obterão a versão em Braille. A tiragem total do Guia chega a quase 1.4 milhão de exemplares. O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro a 5.790.989 candidatos, em 1.612 municípios. Os cartões de confirmação da inscrição serão entregues durante o mês de outubro.

Exame Nacional do Ensino Médio

Até 2008, o Enem era uma prova com 63 questões interdisciplinares, voltado para avaliar a qualidade do ensino médio no País. A partir de 2010, após reformulação, a maioria das instituições federais passou a usar o Enem para o ingresso dos alunos, no lugar do antigo vestibular. A prova aborda, desde então, o currículo do Ensino Médio diretamente e, além de redação, o novo exame passou a ser composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo é composto por 45 itens de múltipla escolha. Conheça a cartilha no site da Seduc: www.seduc.pi.gov.br.

Ascom


Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.