Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Governo vai convocar professores aprovados no último concurso

Publicado em

sala-de-aulaO Estado vai chamar em breve os professores aprovados no último concurso realizado pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc). A informação foi dada hoje pela assessoria da Seduc, que em breve fará o anúncio oficial dos convocados. Até agora a secretaria trabalha em um levantamento para descobrir a real necessidade de professores na rede e definir a quantidade de vagas a ser preenchidas.

Segundo a assessoria da Seduc é certo que nem todos os 3 mil aprovados serão chamados, porque a medida está condicinada tanto à necessidade real da rede estadual quanto à situação financeira do estado. Recentemente o governo anunciou mais corte de gastos, para não onerar a folha de pagamento e estourar a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A convocação dos professores é mais uma ação incluída no plano emergencial para a pasta, segundo a secretaria.O plano foi anunciado pelo governador Wellington Dias antes de assumir o governo e inclui a recuperação de unidades escolares, merenda escolar e transporte para cerca de 200 mil alunos matriculados na rede ( esse número ainda pode aumentar, as matrículas terminam no fim desta semana).

Recuperação de escolas

Segundo informações da Seduc, desde o início da gestão 150 escolas foram recuperadas com obras estruturais para ter condições mínimas de funcionamento. Das 600 escolas da rede estadual mais de 300 unidades precisavam de reformas, e de acordo com a secretaria as escolas estavam há mais de seis meses sem manutenção e tinham problemas físicos de toda ordem, desde as instalações hidráulicas e hilétricas até avarias na construção.

O restante aidna aguarda a liberação de recursos para que sejam iniciadas as obras. A direção do órgão anunciou que o governo vai inserir mais R$ 700 mil do Programa PACTUE (programa estadual para manutenção de escolas públicas) e a secretaria espera recursos do PDDE, do governo federal.

Com o início do período letivo marcado para o próximo dia 9, as unidades escolares que aguardam a reformas vão funcionar ainda que não em condições adequadas. A reforma será feita concomitante com as aulas. A previsão da secretaria é que até 60 dias do início do período letivo os colégios estejam plenamente recuperados.

*Por Marlene Freitas
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana