Conecte-se conosco

Últimas Notícias

Federação divulga novo valor do piso salarial dos médicos para 2013

Publicado

em

A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) atualizou o piso salarial dos médicos para R$ 10.412,00, a partir de janeiro corrente, para 20 horas. O cálculo anual se tornou um referencial nas discussões e reivindicações da categoria, e, portanto, deve orientar as negociações coletivas de trabalho dos sindicatos, segundo informou a entidade .

De acordo com a Fenam, o piso é uma bandeira de luta que o médico tem em mãos, e é resultante da atualização monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulado no ano de 2012 em 6,10%.

Segundo o presidente da federação, Geraldo Ferreira, ” alguns estados têm conseguido avançar rápido e até de forma surpreendente, como Piauí, Tocantins e Espírito Santo, onde os salários dos médicos ganharam dignidade. Experiências de luta devem ser compartilhadas e o sucesso de um sindicato pode ser o estopim para as conquistas de outro” , explicou.

O piso nacional FENAM, surgiu da revisão da Lei 3.999, de 15 de dezembro de 1961, que estipulava que o salário dos médicos deveria corresponder ao valor de três salários mínimos. Na época, o salário satisfazia as necessidades da população, diferente do que ocorre atualmente.

Fonte: ISN
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana