Conecte-se conosco

Notícias

Fuga na penitenciária de Esperantina; Pelo menos 3 presidiários escaparam. Veja!

Publicado em

Exclusivo! Fuga na penitenciária de Esperantina; Pelo menos 3 presidiários escaparam. (foto; Arquivo)

Na madrugada de sábado para domingo, (20), aconteceu uma fuga em massa na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, na cidade de Esperantina. Pelo menos 3 presidiários escaparam da cela de castigo que fica na parte externa, também conhecida como triagem. De acordo com informações, os presos David Miranda e Adriano Monteiro Lopes naturais de Teresina e Zaqueu de Castro Melo de Esperantina fugiram da penitenciária por orifícios ainda desconhecidos e não divulgados pela coordenação da referida penitenciária.

A reportagem da RevistaAz entrou em contato com o vice presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores Administrativos das Secretarias da Justiça e de Segurança Pública do Estado do Piauí (SINPOLJUSPI) – Wellington Rodrigues – e o mesmo confirmou a fuga dos referidos presidiários.

O SINPOLJUSPI alega que os fatos acontecidos nesta penitenciária, como fugas, rebeliões é a falta de estrutura da Secretaria de Justiça e a própria secretaria não tem definições de ações referentes a Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo na cidade de Esperantina, entre outras do Estado do Piauí que estão em condições precárias. Segundo o sindicato, a penitenciaria de Esperantina funciona com o contingente de militares e agentes penitenciários reduzidos e apenas 2 pavilhões estão atualmente funcionando.

Essa situação foi denunciada recentemente para a Secretaria de Justiça e para a OAB de Teresina por um relatório feito pelo SINPOLJUSPI, para que todos os presos de Teresina fossem recambiados para sua cidade de origem para que não haja super lotação em Esperantina, mas não obtiveram retorno.

A RevistaAz também tentou entrar em contato com a administração da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo de Esperantina para esclarecer o caso, mas não foi possível o contato.

No dia 17 de Outubro, o Secretário Estadual da Justiça, Henrique Rebelo, esteve visitando a penitenciária em Esperantina que teve como objetivo saber como está o funcionamento do sistema, quais seus principais problemas e também ouvir os servidores, para que dessa forma, sejam implantadas melhorias. O secretário conferiu de perto toda a área administrativa, entrou nos pavilhões, nas oficinas de panificação, marcenaria e no módulo escolar.

O secretário garantiu que vai buscar soluções para o melhoramento da penitenciária de Esperantina, assim com as outras do Estado do Piauí.

Publicidade
1 Comentário

1 Comentário

  1. evaldo

    22 de novembro de 2011 a 10:30

    A culpa e do diretor

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana