Conecte-se conosco

Notícias

Exclusivo!!!!! Constatada a existência de beneficiários do Bolsa Família com renda superior à estabelecida pelo programa. Veja!

Publicado em

Em Esperantina, há indícios de beneficiários com renda per capita superior à estabelecida na legislação do programa.

Constatada a existência de beneficiários do Bolsa Família com renda superior à estabelecida pelo programa

A RevistaAz teve acesso com exclusividade à documentos que constatam a existência de pelo menos 7 famílias com renda per capita superior à estabelecida pelo programa Bolsa Família do Governo Federal no município de Esperantina.

Entre essas famílias, foram constatadas também, comerciantes e empresários bem sucedidos no município que participam ou participaram do referido benefício. Segundo nossa fonte, um beneficiário de (NIS 16.525.90****) possui indícios de renda per capita superior à estabelecida na legislação do Programa, sendo proprietário de uma farmácia.

Vale ressaltar que, quando o atual prefeito assumiu os trabalhos da gestão da Prefeitura de Esperantina, não havia cadastro dos beneficiários do Bolsa Família, inclusive foi encontrado mais de 4.000 fichas de pessoas cadastradas no Programa em um caixão no depósito da prefeitura, tendo sido feito um recadastramento e retirados do cadastro vários beneficiários que não se enquadravam e por conta disso, alguns casos não foram detectados no recadastramento.

Nesta mesma análise, o sistema de Benefícios ao Cidadão, cancelando o beneficio não só do beneficiário NIS, constante da amostra, como de 7 (sete) outras famílias detectadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social que não possuem perfil para recebimento da Bolsa Família. O fato de em uma amostra de 30 famílias beneficiárias ter sido identificada uma que estava fora dos padrões de renda, assim como, em levantamento rápido, a prefeitura ter identificado mais sete famílias fora do perfil do programa, demonstram existência de falhas na gestão do programa no município e necessidade de acompanhamento pelo MDS e pela instância de controle social.

Publicidade
1 Comentário

1 Comentário

  1. Ronaldo Carvalho de Paiva

    4 de novembro de 2011 a 13:12

    Caro amigo Kleber

    Sou Ronaldo Carvalho de Paiva, coordenador do programa bolsa família em Esperantina desde 04/01/2009, portanto, o primeiro dia do mandato do prefeito Chico Antonio, e desde esse dia a ordem do prefeito tem sido principalmente o de procurar o cadastro de pessoas que não se enquadram no perfil do programa, pois só assim teremos vagas para novos beneficiários. Nesses últimos três anos da administração do prefeito Chico Antonio foram 1.701 novos beneficiários, e isso só foi possível mediante a descoberta de pessoas que não se enquadravam no perfil, portanto, não somente foram detectatos empresários, como também esposa de atual vereador, radialistas, pais de dono de portais, empresários de vários setores, aposentados, ex-secretários municipais (em outras gestões) entre outros, e o resultado foi que nos primeiros 9 meses tivemos mais de 500 novos beneficiários. Como você acha que isso foi possível?. A pessoa a quem você se refere como dono de uma farmácia, foi descoberto na auditoria feita pela CGU em agosto de 2010, portanto, há mais de um ano atrás. Na ocasião, o prefeito Chico Antonio questionou como solicitar a CGU mais vezes em nosso município, pois só assim teríamos uma fiscalização mais rígida por parte desse conceituado orgão, e não sendo possível a Dra. Marta (da CGU) nos orientou como fazer essa fiscalização, o que estamos fazendo no momento, ou seja, através de atualização cadastral que se encerrou no último dia 31/11 e que foi prorrogada pelo governo federal até o dia 30/12/2011. Com essa atualização esperamos detectar mais de 200 pessoas que estejam fora do perfil do programa, o que se revestirá em novos benefícios a partir de fevereiro de 2011. Portanto, o trabalho de fiscalização é contínuo, pois é determinação, tanto do Prefeito Chico Antonio quanto do secretário Domingos Luís, fazermos do Programa Bolsa Família o mais transparente possível, e nos colocamos a inteira disposição para maiores esclarecimentos através dos telefones 3383-1576 e 9421-6573 (Ronaldo Paiva) para denúncias, sugestões e quem sabe até mesmo para que pessoas como você, que ao invés de criticar, nos oriente, nos ajude a atender melhor a população carente, localizando essas famílias e trazendo até nós para vermos o que podemos fazer por elas.

    Abraços,

    Ronaldo Paiva
    Coordenador do Programa Bolsa Família em Esparantina

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana