Conecte-se conosco

Notícias

Esperantina ganha Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Publicado em

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (16), o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Esperantina. O referido centro irá oferecer atendimento à população esperantinense, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O Centro fica localizado na Rua Juarez Távora nas imediações da Praça Leônidas Melo. A solenidade que aconteceu por volta das 08:30hs desta manhã (16), e contou com a presença de várias autoridades do município, além de alguns profissionais da saúde, entre eles, os funcionários que trabalharão no prédio do CAPS e a abertura com o hino de Esperantina pela Banda municipal Mestre Chico.

Abrindo a sequencias de discursos, o presidente da câmara de vereadores, o vereador Jânio Aguiar parabenizou a ação da prefeitura em instalar o programa em Esperantina.

O secretário de saúde, Francisco Santana falou da importância da instalação do CAPS em Esperantina, o secretário fez um balanço da sua atual secretaria: “Tudo que foi feito nesta área da saúde em Esperantina é fruto da competência e capacidade de nossa equipe, temos profissionais médicos em todos os PSF’s do município, estamos com um projeto de reforma e recuperação de todos os postos de saúde da zona rural e urbana de Esperantina, para Esperantina, o CAPS significa muito para quem necessita deste tipo de atenção psicossocial”, concluiu.

A secretaria da SEMID, Cleonice, disse: “Esperamos que toda a equipe desta área esteja empenhada e dando a atenção possível para as famílias esperantinenses, nossa intenção é trazer esse serviço para nossa comunidade para que sejam tratadas as pessoas com algum tipo de deficiência mental”, ressaltou a secretária.

Fechando os discursos, o prefeito Chico Antônio disse que a instalação do CAPS em Esperantina é um sonho do mesmo, desde do início de sua gestão em 2009. O prefeito ainda destacou a evolução da saúde no município, destacando que em todo os postos de saúde, são atualmente 14 médicos em exercício. “Estou orgulhoso no investimento da saúde em Esperantina como o Samu, adquirimos uma Kombi, mudamos para melhor a saúde em Esperantina” exclamou o prefeito.

Na oportunidade, foram entregues aos profissionais da saúde em Esperantina como os agentes comunitários de saúde, agente de Endemias, roupas personalizadas e equipamentos para os mesmo desenvolverem seus trabalhos com identidade da sua verdadeira função.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Esperantina tem todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a reforma psiquiátrica em Esperantina e região. Com a criação desse centro, pela prefeitura municipal, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva semelhante ao um Hospital Psiquiátrico na cidade. O CAPS será o serviço de saúde municipal, aberto e comunitário que oferecem atendimento diário á população esperantinense.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana