Conecte-se conosco

Notícias

Eleitores podem denunciar cavaletes eleitorais que atrapalharem tráfego

Publicado em

Por Kléber Oliveira, da RevistaAz

Em época de eleição, os cavaletes com propagandas eleitorais estão espalhados por várias ruas e avenidas de Esperantina como de costume. Quem anda a pé precisa prestar atenção, para não tropeçar ou sofre um acidente.

Mas, de acordo com a legislação federal, o uso dos cavaletes pelos candidatos é permitido e a lei nacional prevalece sobre as leis municipais. Apesar disso, há exigências. A propaganda dos candidatos não pode atrapalhar a circulação de pedestres e nem de carros. Além disso, os cavaletes só podem ficar expostos entre às 6h e às 22h. Em Esperantina a referida lei não está sendo cumprida e é possível encontrar cavaletes depois das 22hs pelo centro e alguns bairros da cidade.

De acordo com a Justiça Eleitoral, qualquer pessoa que se deparar com um cavalete e achar que está errado, pode fazer a denúncia no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) ou diretamente no cartório eleitoral. Os funcionários do fórum vão até os locais e verificam as denúncias, que depois são analisadas pelo juiz. É evidente que a dificuldade em Esperantina é o trabalho de fiscalização.

Se a justiça comprovar que o cavalete está onde não devia, o candidato tem 48 horas para retirar a propaganda. A multa varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

cavaletes04

cavaletes11 cavaletes06

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana