Conecte-se conosco

Política

Clima esquenta durante sessão na câmara em São João do Arraial. Siga!

Publicado

em

A sessão da câmara municipal de vereadores do município de São João do Arraial, realizada na noite da ultima sexta-feira (16/05), foi bastante agitada. Discursos exaltados, várias denúncias e troca de farpas marcaram naquela noite. Várias pessoas participaram do evento legislativo municipal.

O legislativo eleito nas eleições de 2012 é comporto por 09 (nove) vereadores, sendo eles: Irmão Onofre (PTB), Paulo dos Sérgio (PMDB), Amilton Onofre (PT), Jamil Freitas (PDT), Manoel Nuca (PROS), Elizângela Barroso (PT), Jurandir (PTB), Cajé (PT), Valfran (PP). Atualmente o suplente de vereador Erinaldo Carvalho (PT) assumiu a vaga da vereadora Elizângela Barroso.

Iniciando os trabalhos administrativos daquela casa, o vereador Cajé (PT) usou a tribuna para fazer diversas denúncias da atual gestão do prefeito Adriano Ramos (PT). Cajé defendeu a recente criação da colônia de pescadores, que o mesmo foi eleito presidente. O edil disse que a colônia foi criada de forma legal e tem como objetivo proporcionar às famílias envolvidas, conhecimentos teóricos e práticos sobre preservação e conservação ambiental a partir de experiências próprias, dentro de sua realidade.

O vereador Cajé aproveitou para denunciar a precariedade de várias escolas da zona rural e cobrou do prefeito, medidas urgentes para solucionar os problemas. Denuncio também o setor de transportes, que segundo o parlamentar, não serva para nada. “O setor de transporte do nosso município é um verdadeiro museu, não serve pra nada”, exclamou.

Cajé disse na tribuna que foi eleito pelo povo e para o povo e não se vendia por uma “carrada” de piçarra como muitos estão fazendo no município. O parlamentar também denunciou o descaso da iluminação pública do bairro Liberdade.

O segundo vereador a usar a tribuna foi Erinaldo Carvalho (PT). O edil enalteceu os trabalhos realizados por todos os parlamentares presentes na sessão. Defendeu o papel da oposição no município, mas disse que “oposição com responsabilidade é saudável”.

Erinaldo Carvalho defendeu a atual gestão petista do município. “Até hoje, os administradores do PT de São João do Arraial, não tiveram nenhuma das suas contas reprovadas no Tribunal de Contas da União. Nunca tivemos atraso nos salários”.

O petista defendeu também a atual gestão, governada pelo então petista Adriano Ramos e disse que o mesmo está em busca de novos projetos para alavancar o desenvolvimento do município.

Já o vereador Amilton Onofre (PT), que não apresentou nenhum projeto durante a sessão, parabenizou os trabalhos realizados pelos vereadores da base aliada. Amilton Onofre atacou a Colônia de Pescadores, que tem como presidente o vereador Cajé (PT) daquele município, alegando que a mesma se encontra em estado irregular. “Não sou contra a referida colônia, mas defendo a regularidade das pessoas associadas”. O parlamentar defendeu a atual administração e disse o “PT” foi quem mais ajudou no desenvolvimento de São João do Arraial.

Compondo a base da oposição, o Paulo dos Sérgio (PMDB), denunciou o fechamento de escolas no município. “O prefeito fechou as escolas para cortar gastos, alegando dificuldades na folha de pagamento e não vimos essa economia. A atual gestão diz faz isso e aquilo e todas as obras são do governo estadual ou federal, mas quando requeremos um simples quebra-molas, a prefeitura diz que não tem dinheiro para fazer, mas quando tem uma obra do governo federal ou estadual, o prefeito diz que foi feito com recursos do município”.

O peemedebista atacou os ex-prefeitos Lima e Zilton, dizendo que os mesmos “comandam” no município e o atual prefeito Adriano Ramos apenas assina a papelada. “Temos um prefeito Laranja, para ele executar uma ação, é preciso consultar seus superiores”, declarou.

O parlamentar também denunciou a precariedade da iluminação pública de alguns bairros da cidade.

O quinto vereador que usou a tribuna para discursar foi Valfran (PP). O edil também compõe a base da oposição e relatou que está sofrendo perseguições, por estar trabalhando em prol da comunidade. Valfran denunciou o matagal que cobre as placas de sinalização na estrada que dá entrada em São João do Arraial. O parlamentar requereu um quebra-molas nas imediações da secretaria de educação.

Valfran denunciou o descaso do atual prefeito com os servidores públicos municipais, alegando que o gestor não está cumprindo com o Plano de Cargos e Carreiras aprovado recentemente naquela casa. Disse também que o prefeito não está liberando a licença prêmio que alguns servidores tem por direito. O edil denunciou a precariedade da iluminação pública do bairro Liberdade.

O vereador Jamil Freitas (PDT), reclamou de vários problemas que o município vem passando atualmente. Jamil disse que está trabalhando em prol da população e vai sempre estar cobrando do prefeito, melhorias para São João do Arraial. “Estou com o povo e não desisto, esse é meu jeito de trabalhar”, ressaltou.

O discurso mais exaltado foi do vereador Jurandir Pontes (PTB), que faz parte da base aliada do governo petista de São João do Arraial. Jurandir enalteceu o trabalho desenvolvido pelo prefeito Adriano Ramos e fez diversas criticas aos antigos gestores daquele município.

O parlamentar criticou a legalidade da colônia de pescadores, que tem como presidente o vereador Cajé (PT). Jurandir criticou os vereadores da oposição, chegando a falar que alguns foram levianos ao denunciar os problemas do município, durante seus discursos.

O ultimo parlamentar a usar a tribuna, foi o vereador Manoel Nuca (PROS). Manoel Nunca, que antes fazia parte da base aliada do prefeito Adriano Ramos, leu uma carta de rompimento com o grupo. Na leitura da carta, Manoel Nuca disse que está se desvinculando com o grupo comandado pelo ex-prefeito Francisco Lima, alegando que foi desrespeitado, humilhado, desprezado e que teria sido expulso do grupo por não concordar em apoiar o pré-candidato a deputado estadual Francisco Lima, que por ventura é seu primo.

“Declaro, eu vereador Manoel Lima Alves (Manoel Nuca), senhor presidente e o povo aqui presente, rompido esta aliança que durou quase 20 anos. Mas vou continuar de cabeça erguida, firme e defendendo o meu povo, principalmente aqueles que confiam no meu trabalho como vereador neste município”, finalizou.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana