Conecte-se conosco

Notícias

Definido o comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) em Esperantina

Publicado em

Representantes de instituições públicas e privadas de Esperantina estiveram reunidos na tarde da última terça-feira, 31 de maio, no auditório da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de formar o comitê local do PAR. Na oportunidade a Secretária de Educação Vilma Amorim,  apresentou  aos participantes o objetivo e importância do Plano de Ações Articuladas (PAR).

O PAR é um instrumento de planejamento e gestão, dividido em quatro áreas: gestão educacional; formação de professores e de profissionais de apoio escolar; práticas pedagógicas; infraestrutura física e recursos pedagógicos. Os planos estaduais e municipais devem apontar os objetivos a serem alcançados para que a educação melhore e alcance ou ultrapasse as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A partir da adesão ao Plano de Metas, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal passaram à elaboração de seus respectivos Planos de Ações Articuladas (PAR). A partir de 2011, os entes federados poderão fazer um novo diagnóstico da situação educacional local e elaborar o planejamento para uma nova etapa (2011 a 2014), com base no Ideb dos últimos anos (2005, 2007 e 2009).

Em Esperantina, a equipe técnica local já havia sido formada em reunião realizada no dia 16 de maio.

Participaram da reunião de formação do comitê local representando o Poder Executivo o Prefeito Municipal Jânio Aguiar, o Presidente da Câmara Municipal vereador Antônio Aristides (Representando o Poder Legislativo), Mariano Lira (CEPES), Irmã Juvenilde (PIJU), Marciane Silva e Francisca Ferreira (Pastoral da Criança), James Luis (FUNDEB), Marcio José (Conselho de Alimentação Escolar – CAE), José Américo e Vilma Amorim (Secretaria Municipal de Educação), Professoras: Sandra Ferreira (Escola Municipal João José de Oliveira – Canto da Palmeira), Elizabete Aguiar (Escola Municipal Francisco Alves – Encanto), Antonia Nunes (Escola Municipal Patriotino Rebelo) e Francisca Brito (Escola Municipal Maria Pinheiro de Castro). Desses, apenas o representando do Legislativo não confirmou a sua participação no comitê. O Presidente Câmara justificou dizendo que ainda vai conversar com os colegas vereadores sobre o assunto e depois enviará ofício com o nome do participante.

Foram convidados também para a reunião, mas não compareceram os representantes das seguintes instituições  e ONGs: Ministério Público, Conselho Tutelar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Servidores  Públicos Municipais, Igreja Assembleia de Deus, Associação Comercial, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Movimentos de Quebradeiras de Coco, Associação de Mulheres Artesãs e Kolping.

Por Carlos Araújo – SME


Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana