Conecte-se conosco

Piauí

Decreto do governador torna igreja de Esperantina patrimônio do Piauí

Publicado em

Igreja Matriz de Esperantina (Foto: Kléber Oliveira/RevistaAZ)

Através de um decreto publicado no dia 20 de abril no Diário Oficial do Estado, o governador Wellington Dias (PT) determinou o tombamento da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança, em Esperantina, bem como também a preservação do painel batizado de “O Calvário de Cristo Hoje” e todo o seu entorno. A igreja passa a integrar o Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico do Piauí.

(Foto: Divulgação/RevistaAZ)

Com o decreto, o imóvel passa a ser protegido pela lei 4.515, de 1992, que trata da proteção do patrimônio cultural do estado. O tombamento foi solicitado pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Qualquer decisão que o governo tomasse precisaria de autorização do Conselho. Com o aval do órgão, a partir de agora, qualquer alteração na igreja terá que passar pela Coordenação de Registro e Conservação da Secretaria de Cultura.

POLÊMICA

Uma possível retirada do painel “Calvário de Cristo” dividiu opiniões no município. A Paróquia de Nossa Senhora da Boa Esperança e a Diocese de Parnaíba seria a favor da retirada.

O PAINEL

O painel mostra Jesus Cristo crucificado ao lado de manifestantes, sem tetos e denuncia as mazelas sociais. A obra foi pintada na gestão do padre Ladislau João da Silva em 1983 e fica no altar da igreja. O painel foi construído após consulta popular e baseada no documento de Puebla e ao evangelho de São Mateus.

Painel “Calvário de Cristo” (Foto: Kléber Oliveira/RevistaAZ)

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana