Conecte-se conosco

Política

De volta com os artigos de opinião

Publicado em

Olá leitores desse magnífico portal de notícias de Esperantina e região que está no ar há pouco mais de 2 anos. Depois de muito tempo sem escrever textos opinativos e que faz suas cabecinhas pensarem, usado o ícone liberdade de expressão, o portal RevistaAZ, como sempre, está inovando para deixar o internauta mais bem informado com as notícias de nossa região, bem como também, o entretenimento e o lazer virtual. Desta vez, um fenômeno da internet, o Facebook, vai entrar de cabeça nessa nova jornada. Quem nos acompanha nesta rede social, sabe que a existe uma espécie de bordão intitulado a “Hora da indireta”, ou seja, o momento de falar de algo ou alguém, sem dá nome aos bois, mas claro, de forma responsável, descontraída e na maioria dos casos, hilária. Pois bem, venho com esta coluna, mostrando os fatos, bastidores e opiniões do cotidiano esperantinense. Espero que gostem. Aprecie com moderação!

Se pegando do corpo

Na ultima sessão ordinária, ocorrida na noite do dia (20/09), dois vereadores, um da base aliada tucana e outro da ferrenha e porque não dizer, oposição predominantemente “desatuleimada”, quase foram as vias de fato. Os ânimos se exaltaram e teve até vereador que chamou o outro de oportunista e que tinha comprado voto! Foi pesado.

Tudo é legítimo

Na política,  dependendo de  como as coisas são encaminhadas, elas tem o respaldo da legitimidade. Agora, existem aquelas pessoas sem conteúdo que partem para a apelação e agem segundo os princípios da ignorância. Um  caso típico é o que se vê  com os anônimos que atacam pelas redes sociais. Basta ter uma ideia de quem se trata,  para ter a certeza de que destas pessoas, pouco ou nada mais do que postam,  podemos  esperar..São pessoas de caráter duvidoso, que se escondem atrás de fakes, há! há! há”.

Os cubanos I

Pois é. A vinda dos médicos cubanos, proposto pelo Governo Federal, através do Programa Mais Médicos, para Esperantina, foi um grande marco para a história do município. O trio foi recebido com festa na cidade. A única dificuldade é o idioma. Os cubanos falam espanhol e tem pouco conhecimento com a língua portuguesa e o nosso dialeto nordestino. Aconselho a prefeitura de Esperantina, a contratar por um determinado período, tradutores para auxiliá-los durante os primeiros meses de atuação no município. Resta saber se há grana na PME para executar esta ação.

Os cubanos II

Dois dos três médicos cubanos foram designado para trabalhar na região do povoado Lagoa Seca, mais precisamente na comunidade Sítio do Alegre e Lagoa Seca. Para que isso aconteça, os referidos médicos teriam que morar lá, ou seja, ficar residindo na região onde vão atuar. O caso é que os mesmos não gostaram da ideia de ficar em um povoado da zona rural do município. Os cubanos alegaram que seria ruim ficar em um lugar onde não tem internet, telefone ou quaisquer meios de comunicações que estão acostumados. Alugaram até mesmo uma casa para eles, mas recusaram. E agora?

Esperantina 93 anos

O retiro da boa esperança, terra da boa esperança, terrinha da boa esperança, Esperantina de açúcar, cocal city, esses são alguns nomes carinhosamente chamados, quando se trata de Esperantina que completará no próximo dia 28 de setembro, seus 93 anos de emancipação política. A programação, segundo a prefeitura municipal, começa dia 25, com inaugurações de postos, escolas, entre outros, além da festa popular no dia 28, com as bandas Superid e Embalo Som, claro, pagos com o dinheiro público.

É gastando que se aprende

Quem não lembra de um determinado representante do Ministério Público, exatamente há um ano, aonde o mesmo se dirigiu aos principais meios de comunicação da cidade, impedindo que a prefeitura, na época, governada pelo petista Chico Antônio, realizasse qualquer gasto do dinheiro público, com bandas de forró no aniversário da cidade. Na época, o “doutor” disse que ao invés de gastar com bandas de forró, por que não gastar com uma construção de uma creche? E foi dito e feito! O promotor botou o pé na parede e impediu que o aniversário de Esperantina, fosse realizado no estilo, “Festa Popular”. A questão agora, meu chapa é que, mudou de prefeito, mudou de gestão e o fato é que vai ser realizado a tal festa popular e por incrível que pareça, nenhum representante do Ministério Público se pronunciou. Estranho, não!?

HORA DA INDIRETA

Diz o ditado que no caos da guerra, urubu vira frango e em Esperantina tem vereador cuidando de atribuições da prefeitura, como reformar praça e ajeitar calçadas. Na toada que vai, logo vereador vai fazer segurança , podar árvores, esticar fios nos postes , cobrar passagens de carros de linha e guiar ônibus escolar. Para todas essas tarefas, na Câmara tem quem entende do assunto. O que precisa entender, é até onde vai esse voluntarismo todo. Os Poderes tem papéis definidos, há! há! há!..

RÁDIO PIÃO

Mininu… E num é que um(a)  prefeito (a) da região dos cocais disse em uma reunião com seu secretariado, que tem patrimônio suficiente para chegar na prefeitura de helicóptero! Pois foi, segundo minha fonte, o (a) gestor (a) estava bastante chateado (a) com seus secretários que não estão dando conta do recado. #Queima!

Dilma telefone jornal Psb abandona governo obama nao avisou

Publicidade
1 Comentário

1 Comentário

  1. Rosa

    23 de setembro de 2013 a 11:09

    Oi gostaria de saber se estão contratando de verdade tradutores espanhol para os médico cubano se isso e verdade? Obrigado

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana