Convênio entre Estado e União libera R$ 30 mi para educação

Por: Kléber Oliveira
Publicado em 23/09/2015 às 07h59
0

O governador Wellington Dias (PT) anunciou ontem (22) que um acordo firmado entre o Estado e a União vai liberar R$ 30 milhões para que sejam realizados investimentos em educação, destinado a obras, compra de equipamentos, formação e qualificação profissional. Na ocasião, Dias acrescentou que em 2016 novos convênios devem ser firmados entre o Piauí e o Governo Federal.

O governador explicou que a meta é garantir as condições de destravar convênios do Ministério da Educação (MEC) com o Estado e municípios piauienses. “Isso para garantir que tenhamos recursos do Governo Federal para investir em estrutura física, equipamentos e qualificação para a qualidade na educação, que é objetivo principal”, frisa o chefe do executivo estadual.

O anúncio do governador foi durante o Encontro Articulado do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Secretaria de Estado da Educação e as secretarias municipais de educação, que foi aberto na manhã desta terça-feira (22) pelo governador Wellington Dias e a secretária da educação Rejane Dias. O evento visa promover o atendimento institucional individualizado aos 199 municípios que enviaram representantes. A solenidade também contou com 55 prefeitos municipais.

Durante a abertura do Encontro, Idilvan Alencar, representante do DFNDE, recebeu pedidos de autoridades municipais, como da secretária de educação de Água Branca e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime/PI), Cleidimar Tavares. “Em 2015 não recebemos nenhuma parcela do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e o Programa Mais Educação também está em atraso. Mesmo assim o Piauí está entre os quatro estados do país em que todos os municípios sancionaram seus planos municipais de educação, mostrando nosso compromisso com a educação”, destaca Cleidimar.

É a primeira vez que o FNDE vem ao Piauí realizar um atendimento individualizado com todos os municípios. O presidente Idilvan Alencar acrescentou que foi o Estado que obteve a proporcionalmente a maior participação entre os demais onde este tipo de evento já ocorreu.

Por: João Magalhães- Jornal O Dia


Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.