Conecte-se conosco

Piauí

Conselho Tutelar e SINSPUME promovem manifestação

Publicado em

Conselho Tutelar e SINSPUME promovem ato contra nucleação de escolas em Esperantina

O Conselho Tutelar e o Sindicato dos Servidores Públicos de Esperantina, promoveram na manhã desta terça-feira (08/07), um ato de protesto juntamente com dezenas de pais de alunos e presidente de associações de diversas comunidades rurais contra o projeto da prefeitura de Esperantina que visa a nucleação de pelo menos 24 escolas da zona rural do município, incluindo uma escola da cidade.

O protesto iniciou nas imediações do Conselho Tutelar no centro da cidade e seguiu para a sede do Ministério Público.

De acordo com a presidente da Associação da localidade Boa Vista dos Cariocas, a doméstica Maria da Conceição, a nucleação das escolas, principalmente em sua comunidade, vai prejudicar muitos alunos, porque a escola em que os alunos seria remanejados fica à cerca de 30km .

Para dona Francilda, presidente da associação da localidade Olho d’água dos Negros, o fechamento da escola da sua comunidade é um desrespeito com a população.

É importante ressaltar que o ato de protesto foi articulado pelo presidente do Conselho Tutelar, Francisco Pacilo e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, James Machado.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Esperantina, James Machado, afirmou que a prefeitura contratou uma empresa para fazer o projeto e gastou cerca de 90 mil reais, para a referida empresa fechar as escolas do município. “O sindicato é completamente contra à este ato de desrespeito com o povo de Esperantina. Nunca em uma gestão, um prefeito quis fechar escolas e isso é contra à lei”, ressaltou.

Convocado pelos manifestantes, o secretário de educação Valdemir Miranda deu seu posicionamento sobre o projeto de nucleação e negou que a prefeitura fecharia as referidas escolas, sendo elas da região I, II, III, IV e o David Caldas, na sede do município. Valdemir explicou que vai ser levado o Programa Brasil Alfabetizado para as escolas que vão ser nucleadas, o Programa EJA, Programa de Reforço Escolar. “Praticamente nenhuma escola vai ser fechada, quem disse que vai acontecer isso é mentira. O David Caldas tem hoje 155 alunos e vai ter agora, 450 alunos, isso não é fechar escola, estou dando ao David Caldas a quantidade de alunos suficiente para a escola funcionar”, explicou o secretário.

manifesto_esperantina20

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana