Como os vídeos podem ajudar o seu blog Geek

14/06/2019 às 10h42
184

Ignore teorias apocalípticas afirmando que os textos estão com os dias contados. Muito pelo contrário, no mundo da internet os vários formatos digitais não morrem, eles se adaptam.

Nós sabemos que hoje em dia o formato audiovisual está cada vez mais popular, mas os textos e os blogs ainda possuem apelo entre o público. Por isso, afirmar que os blogs estão mortos e enterrados é bastante precipitado.

Um dos motivos para isso é o fato de que os blogs são versáteis e comportam vários formatos. Se você quer produzir conteúdo textual, um blog é um bom espaço. Caso a sua praia seja vídeos, o blog não pode ser dispensado.

O mesmo vale para quem produz conteúdo em áudio, como é o caso dos podcasts. Ou seja, os blogs continuam sendo excelentes plataformas para criação e divulgação de conteúdo.

Além disso, se o público-alvo do seu projeto web for a galera Geek, a versatilidade dos blogs cai como uma luva para a criação de conteúdo. De uma forma geral os Geeks apreciam conteúdo em qualquer formato, seja ele em texto ou vídeo.

A importância dos vídeos para o seu blog Geek

As famosas técnicas de SEO são as grandes aliadas para você posicionar bem o seu blog Geek nas páginas de resultado do Google.

Graças a elas, você vai descobrir as melhores maneiras para utilizar as palavras-chaves que mais se adaptam ao seu conteúdo.

Por exemplo, se o seu blog Geek tem o objetivo de apresentar matérias sobre os jogos do Playstation, algumas keywords básicas nas suas postagens serão “PS”, “games” ou “jogos”.

Quando o assunto é encontrar as palavras-chaves que mais se adaptam ao seu público, utilize a ferramenta Google Trends.

No entanto, hoje em dia as técnicas de SEO evoluíram e não é apenas de palavras-chaves que se vive uma boa otimização de sites. Um exemplo disso é o fato de que a busca textual já não reina absoluta quando se fala em sites de busca.

Sim, estamos falando do Youtube. Devido a grande popularidade e ao alcance dos vídeos, esse site se tornou um grande depósito de conteúdo na web. E é com absoluta certeza que o público Geek o acessa para saber as novidades sobre tecnologia e cultura pop.

O YouTube é propriedade do Google. Sendo assim, os vídeos nessa plataforma são ranqueados e apontados nas páginas de resultado do buscador, reforçando o quanto os vídeos são relevantes para o seu conteúdo ser encontrado.

Palavras, imagem e som, tudo em um só lugar

Um vídeo no seu blog Geek pode complementar o conteúdo dos textos e das fotos das suas postagens.

Por exemplo, se o seu blog traz dicas sobre games, você pode fazer um texto trazendo uma breve resenha de um game do Playstation e complementar a sua postagem com um vídeo mostrando o jogo na prática, abordando dicas para superar as fases.

Quer algumas dicas para você aproveitar ao máximo a versatilidade dos vídeos em seu blog Geek? Confira então a seguir.

Faça um roteiro

Ainda que você tenha uma boa desenvoltura diante da câmera e se comunique com facilidade, não custa nada ter um roteiro para organizar melhor o assunto. Além disso, capriche na questão da técnica.

Fique atento para apresentar vídeos com boa imagem e qualidade na iluminação, bem como um áudio bem claro e com o mínimo de interferência.

Use também a sua criatividade. Alguns assuntos Geeks permitem uma linguagem mais descontraída e com uma edição mais humorada. Sendo assim, aproveite (sem muitos exageros, óbvio) essa liberdade criativa.

Escolha o lugar certo

É possível dizer que existem dois métodos para você hospedar o seu vídeo online: em seu próprio blog ou no seu canal do Youtube. O mais indicado é efetuar a hospedagem de vídeos no Youtube antes de fazer a incorporação em suas postagens no blog.

A razão para isso se deve ao fato de que o Youtube disponibiliza alguns recursos que auxiliam as técnicas de SEO, bem como possui recursos que permitem analisar com precisão as estatísticas de visualização e o engajamento do público.

Também é importante lembrar que algumas plataformas de blogs, como o WordPress, facilitam ao máximo a incorporação dos vídeos do Youtube nas postagens do seu blog.

Falando em plataforma WordPress, se o seu blog Geek é construído nessa plataforma, você pode optar por uma hospedagem WordPress.

Caso você esteja procurando uma:

https://www.weblink.com.br/hospedagem-wordpress

A hospedagem do blog é importante e, com esse tipo de serviço você vai ter à disposição recursos importantes, como autoinstalador, backups e mais espaço em disco.

Além disso, com a hospedagem WordPress você terá um blog mais rápido e otimizado, se destacando assim dos demais canais Geek que existem na internet.

Conclusão

Como o público Geek não é homogêneo, é fácil segmentar o conteúdo do seu blog. Você pode ter um blog Geek para falar sobre tecnologia, ou um blog para falar sobre animes.

Enfim, seja qual for o assunto, saber usar os vídeos de maneira criativa e pensando nas técnicas de SEO facilita muito para que o seu projeto tenha sucesso.

Por essa razão, na hora de construir e criar conteúdo para o seu blog, não deixe de lado a mídia audiovisual.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.