Conecte-se conosco

Notícias

Cerca de 190 mil eleitores ficarão sem votar no PI

Publicado em

Pelo menos 191 mil eleitores não vão votar nestas eleições, porque tiveram os títulos cancelados. Eles não passaram pelo recadastramento biométrico ou não votaram nas três ultimas eleições. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, nestas eleições serão utilizadas 10 mil urnas, sendo 8 mil urnas instaladas e duas mil de reserva. O eleitorado do estado hoje é de 2.385.770 pessoas. E 37,29% desses eleitores vão votar com biometria. Os que não se recadastraram, só poderão fazer isso em novembro, e não adianta nem comparecerem aos locais de votação, porque estão fora do cadastro de eleitores.

“Quem não fez o recadastramento biométrico não poderá votar e só poderá regularizar a situação em novembro, após as eleições, já que o título de eleitor está cancelado”, completou o secretário de Tecnologia e Informática do Tribunal Eleitoral, Anderson Lima.

O recadastramento biométrico foi iniciado em março de 2013 nas cidades de Cajueiro da Praia, Ilha Grande, José de Feitas, Luis Correia, Nazária, Oeiras, Parnaíba e Teresina, o prazo para o recadastramento terminou no dia 31 de março deste ano. Após este período, a Justiça Eleitoral ainda aguardou os eleitores até o dia 7 de maio para regularizar sua situação. Mesmo assim, 109.334 títulos foram cancelados nesses municípios, sendo 73.907 só em Teresina.

Nas eleições, 37,29% dos eleitores do Piauí vão votar usando o sistema biométrico. Ao chegar à urna, cada pessoa será identificada por meio de suas impressões digitais. O recadastramento biométrico teve inicio no estado em 2010, nas cidades de Piripiri e Piracuruca. Em 2012 foi a vez de Francisco Santos, Picos e Floriano.

O secretário Anderson Lima confirmou o total de urnas e um contingente de 20% das urnas, 2 mil, para casos de substituição. Em eleições anteriores, a Justiça Eleitoral tem usado cerca de 4% das urnas reservas para substituir as defeituosas durante o processo de votação.

As urnas com biometria serão utilizadas em treze municípios e terão a confirmação do eleitor por meio da impressão digital, o que deve demorar mais um pouco a votação. Mesmo com isso, a expectativa do TRE-PI é anunciar o resultado da eleição até meia-noite do dia 5, dia da eleição.

Segundo Anderson Lima, o tribunal tem todos os mecanismos de transmissão de dados para agilizar a apuração e o anúncio do resultado.

Por Luciano Coelho
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana