Conecte-se conosco

Notícias

Cassini, sonda que explora órbita de Saturno, completa 15 anos desde seu lançamento

Publicado em

Lançada em 15 de outubro de 1997, a sonda Cassini, da agência espacial americana (Nasa), completou, nesta semana, quinze anos de exploração da órbita do planeta Saturno. Durante o período, a sonda garantiu belas imagens do sexto planeta do Sistema Solar e de alguns dos 61 satélites naturais já identificados pelos astrônomos. A missão é um projeto cooperativo da Nasa, agência espacial europeia (ESA) e agência espacial italiana (ASI)

Até agora, a Cassini transmitiu 444 gigabytes (GB) de dados científicos, incluindo mais de 300 mil imagens, material que serviu de base para a produção de mais de 2,5 mil relatórios publicados em revistas científicas. Em 15 anos, 6,1 bilhões de quilômetros foram percorridos na órbita de Saturno, suficiente para dar 152 mil voltas sobre a Terra

A partir de novembro de 2016, a Cassini vai começar uma série de órbitas mais próximas aos anéis de Saturno. Para 15 de setembro de 2017, após a entrada na atmosfera de Saturno, está prevista a vaporização da sonda, devido a pressão e temperatura do planeta.

Foto: Nasa/JPL-Caltech/SSI.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana