Conecte-se conosco

Esperantina - PI

CAPACETE NO BRAÇO: O retrato da imprudência dos motociclistas

Publicado em

Motociclistas que não usam capacete ou usam de forma errada. Realidades como essas podem ser observadas diariamente nas ruas e estradas do município de Esperantina. Nos fins de semana, a imprudência dos motociclistas ainda é maior, pois é facilitada pela a falta de fiscalização das autoridades competentes.

Os fatos mais comuns são: o uso irregular do capacete, como usar no cotovelo, sem a trava de segurança e à meia cabeça, o tráfego de menores de idade, excesso de velocidade, direção perigosa sob efeito de substancias alcoólicas o e excesso de passageiros sem proteção em motocicletas. Tais imprudências tem sido a causa de centenas de mortes em Esperantina e região desde o inicio do ano. As informações são da policia militar do município.

MUNICIPALIZAÇÃO DO TRÂNSITO

Desde o dia 16 de dezembro de 2013, o trânsito de Esperantina é de responsabilidade da Prefeitura Municipal. O decreto foi assinado pelo ex-prefeito Lourival Bezerra. De acordo com a Lei nº 1.240/2013, dispõe sobre a criação do Departamento Municipal de Trânsito – DMTRANS, da Junta Administrativa de Recursos de Infração – JARI.

A lei nunca foi cumprida na gestão de Lourival Bezerra, muito menos com a atual Prefeita, a petista Vilma Amorim.

JUIZ DETERMINOU OBRIGATORIEDADE DO CAPACETE

Mesmo sendo obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro, entrou em vigor no dia 01 de maio de 2011, um decreto assinado pelo então Juiz Dr. Marcus Klinger, obrigando o uso do capacete para os motociclistas e caronas em toda extensão do município de Esperantina. Na época, a determinação do juiz causou muita polêmica e dividiu opiniões de populares e até vereadores sobre a obrigatoriedade do uso do capacete.

O magistrado pediu ainda mais um empenho maior por parte do Poder Público e do Poder Legislativo Municipal, no sentido de ampliar o debate sobre o Trânsito na cidade, com o objetivo de diminuir as mortes e as incidências que vem acontecendo no dia-a-dia no município e que acabam acarretando e gerando mais despesas no Hospital Regional.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana