Conecte-se conosco

Notícias

Alunos da rede municipal que participam do Pró-jovem recebem aulas de caratê

Publicado em

O professor aqui veste kimono, uma roupa apropriada para os lutadores de artes marciais, sua graduação é faixa preta e a aula de hoje vai além da grade curricular da escola, é uma aula pra vida. Em pleno domingo 18 e atentos aos conselhos e movimentos do professor, os alunos da escola municipal Francisco Simplício do Vale, na comunidade Lagoa dos Macacos em Esperantina, estão sendo assistidos pelo Pró jovem, um programa incentiva adolescentes e jovens a estudarem.

Infelizmente é uma realidade, as pressões para que a juventude se desvirtue do melhor caminho pra vida está chegando também na zona rural. Recentemente houve casos de violência entre jovens, na própria comunidade, tendo como causa principal o tráfico e uso de drogas. O projeto que pretende ocupar a ociosidade desses alunos está sendo coordenado pela Secretaria Municipal da Assistência Social e tem surtido efeito muito positivo na comunidade, avalia o professor Francisco Antonio Fortes Sampaio (Chico Lagoa), diretor da escola.

Aqui temos mais de 200 alunos de 5ª a 8ª séries, todos adolescentes e jovens, exatamente numa idade mais crítica para se autoestima, conhecimento próprio e encontrarem o melhor caminho na sociedade. Esse Projeto, com aulas de caratê, capoeira, oficinas de pintura e arte, tem reunido nossos alunos numa ótica que vai além dos livros, as aulas pra vida” avalia.

O professor Demerval Lopes de Miranda, diz em sua primeira aula, que aprender artes marciais não é pra briga, mas sim como uma filosofia de vida, de cuidar bem da saúde, “todos nós aqui já sabemos que as brigas de hoje não são mais de pontapé, porradas, são com armas, então não estamos aqui aprendendo a brigar, vamos entender isso como uma lição pra vida”. Explica o professor, com uma experiência de quem tem 16 anos de faixa preta, e de quem já treinou equipe que trouxe para Esperantina troféu de campeã estadual de caratê. Em Esperantina hoje conta com 10 turmas com 25 alunos e funciona em várias sedes da zona urbana e rural nas localidades Lagoa Seca, Canto da Palmeira, Amargosa, Lagoa dos macacos e na sede. Colaborou, CCOM.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ Acessadas da semana